Björk Digital: exposição explora dor através da realidade virtual
Segundo a organizadora Lia Vissotto, a mostra traz um mergulho no álbum Biophilia, feito pela cantora islandesa,
atualizado
Compartilhar notícia
A exposição internacional Björk Digital chega a Brasília, nesta terça-feira (03/12/2019), e fica disponível para visitação até 9 de fevereiro de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Esta é a primeira vez que os conteúdos criados pela cantora, em colaboração com artistas visuais de todo o mundo, será disponibilizado ao público de forma gratuita no Brasil. Anteriormente, ela foi exibida no Museu de Imagem e Som (MIS) em São Paulo.
Lia Vissotto, diretora da Cinnamon, organizou a obra no CCBB e diz que Björk Digital é mais do que uma experiência expositiva. “É a introdução a um mundo de novas possibilidades artísticas, uma amostragem de como a junção da tecnologia e da arte podem promover sensações expandidas, potentes e, ao mesmo tempo, super-humanas”.
Em entrevista ao Metrópoles, a diretora explicou novos elementos da exposição. “Trata-se de um material que foi feito em cima de um álbum [Biophilia (2011)], realizado em um momento de separação da Björk com o ex-marido dela. Usar essa linguagem de realidade virutal [VR] foi uma forma de extrapolar a questão do sentimento na música”, explica. Assim, o público pode ter uma relação mais íntima e também um contato maior com os sentimentos da artista na época.
“É uma primeira experiência, muito bem-sucedida, de transpor a linguagem da música para uma linguagem visual, usando uma tecnologia que ainda é muito nova no Brasil”, conta Lia. Ela ainda afirma que o mercado de realidade virtual ainda é pequeno. “Colocar em formato de exposição, levar isso para o público de forma que ele possa não só ter acesso, mas também uma experiência amplificada da música, permite várias experimentações interessantes”, ressalta.
São Paulo recebeu 28,5 mil pessoas durante a passagem da mostra. Lá, o público era dividido em grupos de 25 pessoas para que todos pudessem utilizar os aparelhos de VR e ter a experiência completa. “O que fizemos em Brasília foi criar algumas ativações e recursos para ampliar bastante esse público. Então estimamos que vamos extrapolar a marca”, conclui Lia.
Exposição Björk Digital
De 3 de dezembro de 2019 a 9 de fevereiro de 2020. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Visitação de terça a domingo. Entrada franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria. Informações: (61) 3108-7600. Não recomendado para menores de 14 anos