metropoles.com

Björk Digital: exposição explora dor através da realidade virtual

Segundo a organizadora Lia Vissotto, a mostra traz um mergulho no álbum Biophilia, feito pela cantora islandesa,

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Bjork_Miraikan_01503_01
1 de 1 Bjork_Miraikan_01503_01 - Foto: Divulgação

A exposição internacional Björk Digital chega a Brasília, nesta terça-feira (03/12/2019), e fica disponível para visitação até 9 de fevereiro de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Esta é a primeira vez que os conteúdos criados pela cantora, em colaboração com artistas visuais de todo o mundo, será disponibilizado ao público de forma gratuita no Brasil. Anteriormente, ela foi exibida no Museu de Imagem e Som (MIS) em São Paulo.

Lia Vissotto, diretora da Cinnamon, organizou a obra no CCBB e diz que Björk Digital é mais do que uma experiência expositiva. “É a introdução a um mundo de novas possibilidades artísticas, uma amostragem de como a junção da tecnologia e da arte podem promover sensações expandidas, potentes e, ao mesmo tempo, super-humanas”.

11 imagens
Miraikan
Oceania
Black Lake
Mouth Mantra
Family VR
1 de 11

Biophilia

Reprodução
2 de 11

Miraikan

Reprodução
3 de 11

Oceania

Reprodução
4 de 11

Black Lake

Andrew Thomas Huang
5 de 11

Mouth Mantra

Jesse Kanda
6 de 11

Family VR

Andrew Thomas Huang
7 de 11

Family VR

Andrew Thomas Huang
8 de 11

Family VR

Andrew Thomas Huang
9 de 11

All Is Full of Love

Reprodução
10 de 11

Lion

Reprodução
11 de 11

The Gate

Reprodução

Em entrevista ao Metrópoles, a diretora explicou novos elementos da exposição. “Trata-se de um material que foi feito em cima de um álbum [Biophilia (2011)], realizado em um momento de separação da Björk com o ex-marido dela. Usar essa linguagem de realidade virutal [VR] foi uma forma de extrapolar a questão do sentimento na música”, explica. Assim, o público pode ter uma relação mais íntima e também um contato maior com os sentimentos da artista na época.

“É uma primeira experiência, muito bem-sucedida, de transpor a linguagem da música para uma linguagem visual, usando uma tecnologia que ainda é muito nova no Brasil”, conta Lia. Ela ainda afirma que o mercado de realidade virtual ainda é pequeno. “Colocar em formato de exposição, levar isso para o público de forma que ele possa não só ter acesso, mas também uma experiência amplificada da música, permite várias experimentações interessantes”, ressalta.

São Paulo recebeu 28,5 mil pessoas durante a passagem da mostra. Lá, o público era dividido em grupos de 25 pessoas para que todos pudessem utilizar os aparelhos de VR e ter a experiência completa. “O que fizemos em Brasília foi criar algumas ativações e recursos para ampliar bastante esse público. Então estimamos que vamos extrapolar a marca”, conclui Lia.

Exposição Björk Digital
De 3 de dezembro de 2019 a 9 de fevereiro de 2020. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Visitação de terça a domingo. Entrada franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria. Informações: (61) 3108-7600. Não recomendado para menores de 14 anos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?