Beyond Van Gogh coloca os amantes da arte dentro dos quadros do pintor
A exposição passou por diversos países do mundo e chegou ao Brasil em 2022. São Paulo e Brasília irão receber a mostra
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo (SP) – É inegável que Vincent Van Gogh se tornou um dos maiores expoentes da arte mundial. Com suas obras divididas em cinco fases de sua vida, o holandês se colocou em um elevado patamar quando o assunto é pinturas. A exposição Beyond Van Gogh, que passou por diversos países do mundo, chega ao Brasil, primeiramente em São Paulo e depois em Brasília, trazendo uma verdadeira imersão no trabalho do artista. A inciativa é da Rafael Reisman Produções.
O Metrópoles esteve na inauguração da mostra e traz uma percepção de tudo o que foi montado para emocionar os amantes da arte e, principalmente, de Van Gogh. Para os moradores de São Paulo, a visitação já é possível a partir desta quinta-feira (17/3). Já os brasilienses, terão que esperar um pouquinho mais. As obras chegam ao Park Shopping somente a partir do dia 21 de julho.
Muito antes de inaugurar, a Beyond Van Gogh já vendeu mais de 45 mil ingressos, mostrando que a expectativa está alta entre os fãs do holandês. Tal ansiedade cabe muito bem no enorme pavilhão de 2.200 metros quadrados no estacionamento do piso G4 do MorumbiShopping. Foi necessário um mês para que todas as salas ficassem prontas.
“A exposição Beyond Van Gogh é recorde histórico mundial. Desde que existe a exposição, nada vendeu o que vendeu a exposição. São 130 cidades, 25 países, mais de 20 milhões de ingressos vendidos. E ela chegou no Brasil com a mesma força: vendeu 40 mil ingressos antecipados. Não existe isso na história de exposição no Brasil. Em termos de tamanho, bateu expectativa do dobro que a gente imaginava”, disse Rafael Reisman ao Metrópoles.
A ideia da exposição é contar a história de Vincent Van Gogh e fazer com que o espectador viaje por todos os momentos da carreira do holandês e entenda um pouco mais sobre a vida do pintor. Por isso, a primeira sala traz diversas informações e frases do artista.
Ao sair deste primeiro espaço, há uma passagem com inúmeros girassóis, um dos amores de Van Gogh e que estampa diversas de suas obras. O local ainda traz um espelho, que cria a impressão de um verdadeiro campo recheado com a planta.
Esse é o caminho perfeito para o salão principal, onde se concentra toda a emoção e foi o principal foco da exposição. Com 40 projetores, cada um com 10 mil lumens e 40 milhões de pixels, conectados a 12 computadores, o ambiente se torna uma tela móvel gigante. E todo o investimento valeu muito a pena.
As cinco fases de Van Gogh passam, não à sua frente, mas ao seu lado, nas suas costas e até sob seus pés. Os quadros são projetados em todas as paredes e no chão, que vão mostrando, com muita perfeição e tamanha nitidez, o trabalho do holandês. São 35 minutos de pura história que emocionam e contam toda a história do pintor.
São momentos que marcam e é um prato cheio para todas os amantes da arte e que fazem valer todo o investimento feito para conhecer mais de Van Gogh.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos
O repórter viajou à convite da exposição Beyond Van Gogh