Artista visual de Brasília faz crowdfunding para estudar na Bauhaus
Matheus Opa levará a discussão sobre sexualidade e cultura goiana à instituição alemã
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 24 anos, o artista visual Matheus Opa prepara-se para um enorme desafio na carreira. O jovem, criado no Entorno do Distrito Federal e formado pela Universidade de Brasília (UnB), irá à Alemanha, após ter sido selecionado no mestrado da prestigiada Bauhaus. Para realizar o sonho, o rapaz lançou uma campanha de financiamento coletivo.
O projeto Viada (B)errante, que pesquisa vivências da homossexualidade do interior de Goiás, é uma espécie de resposta à trajetória de Matheus. O artista enfatiza o desejo de discutir questões ligadas à sexualidade, mas também de explorar a riqueza cultural do Centro-Oeste.“Por muito tempo, nós, os viados goianos, negamos nossas origens, história, voz, trejeitos, vivências e imagens, que só o interior do Goiás poderia trazer. Vindos de cidades como Abadiânia, Formosa, Luziânia e Cabeceiras, somos, desde pequenos, apresentados a histórias do folclore local; cantos do sertanejo; a presença marcante feminina de Roberta Miranda; roupas de festividades religiosas; instrumentos como o violão, viola e o berrante”, explica Matheus.
A ideia de recorrer ao crowdfunding veio por causa da falta de apoio do Estado. “Infelizmente, os recursos governamentais no Brasil para artistas são escassos. Minha mãe, que me criou sozinha, não tem condição de pagar para eu passar uma temporada tão grande na Europa. Espero arrecadar o suficiente para os primeiros meses e, depois, tentar um emprego”, conta.
A resposta da instituição alemã veio nessa quinta-feira (17/5) – Dia Mundial de Combate à Homofobia. A data, na avaliação de Matheus, é um sinal de que a luta por um Brasil mais tolerante deva continuar.
Vivemos em um cenário de extrema repressão a nossos direitos, mas, em reação, também vemos representantes bastante ativos na música, como Linn da Quebrada e a Liniker; a Arte Drag sendo popularizada e a presença de personagens LGBT em produtos audiovisuais brasileiros de alta circulação
Matheus Opa