Artista detido pela PM volta a Brasília para o Cena Contemporânea
Maikon K vai reproduzir a performance em que fica nu dentro de uma bolha
atualizado
Compartilhar notícia
O artista paranaense Maikon K, detido após fazer uma performance nu no Museu Nacional Honestino Guimarães, voltará a realizar a manifestação artística “DNA de DAN” em Brasília. Ele participará do Cena Contemporânea, previsto para acontecer entre 22 de agosto e 3 de setembro.
O caso de Maikon K causou reações indignadas na comunidade artística. Em 15 de junho, o ator realizava a performance no centro da capital quando foi detido por policiais acusado de atentado ao pudor. Em “DNA de DAN”, ele fica nu dentro de uma grande bolha de plástico. A ação da PMDF motivou uma nota de repúdio do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e do secretário de Cultura, Guilherme Reis.“Quando Maikon foi detido, o Cena Contemporânea rapidamente se colocou à disposição
de recebê-lo, propondo uma nova realização da performance interrompida. Não somente em
repúdio à arbitrariedade praticada, mas também pelo diálogo imediato que se estabeleceu entre a arte de Maikon e a atividade formativa pretendida pelo Cena Contemporânea”, justificaram os organizadores do festival.
Foto-protesto
Maikon K fará parte de um retrato, feito pelo brasiliense Kazuo Okubo, que tenta reunir o maior número de corpos nus já registrado na capital do país. A imagem será registrada no dia 2 de setembro e pretende marcar a posição de que “não há limites para a arte”.
“DNA de DAN”, com Maikon K
Dia 2 de setembro, a partir das 17h. Interação com o público a partir das 20h. Não recomendado para menores de 16 anos. Entrada franca