metropoles.com

Exclusivo: Caetano homenageia Dorival Caymmi em documentário

Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira, completaria 110 anos de idade nesta terça-feira (30/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de Dorival Caymmi - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Dorival Caymmi - Metrópoles - Foto: Divulgação

O dia 30 de abril de 2024 marca o aniversário de 110 anos de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira. Para comemorar a data, a cineasta Daniela Broitman lança o documentário Dorival Caymmi — Um Homem de Afetos, que homenageia o legado do artista.

A produção conta com depoimentos de diversos músicos e artistas, como Caetano Veloso. O cantor aproveita o espaço para prestar uma homenagem especial ao músico. “Isso é uma iluminação, uma epifania, um negócio de uma grandeza, propriamente religiosa, no melhor sentido da palavra”, declarou, ao falar de Dorival. Dori Caymmi, filho de Dorival e também músico, surge na sequência cantando O “Bem” do Mar, uma das músicas mais famosas de seu pai.

 

4 imagens
Para comemorar a data, a cineasta Daniela Broitman lança o documentário Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos, que homenageia o legado do artista
Cineasta lança documentário inédito sobre Dorival Caymmi
Dori Caymmi, filho de Dorival, prestou homenagem ao pai, Dorival Caimmy
1 de 4

O dia 30 de abril de 2024 marca o aniversário de 110 anos de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira

Divulgação
2 de 4

Para comemorar a data, a cineasta Daniela Broitman lança o documentário Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos, que homenageia o legado do artista

Divulgação
3 de 4

Cineasta lança documentário inédito sobre Dorival Caymmi

Divulgação
4 de 4

Dori Caymmi, filho de Dorival, prestou homenagem ao pai, Dorival Caimmy

Divulgação

Daniela revelou que fez o filme como uma grande celebração para o Dorival Caymmi. “Para que as gerações mais novas pudessem conhecê-lo e pessoas da minha geração para cima pudessem prestar uma homenagem como agradecimento a ele e a outros faróis da música popular brasileira – também citados no filme – como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto”, conta a cineasta.

Com curadoria colaborativa de Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca, foi criada uma programação especial com atrações que participam da comemoração até 3 de maio. Para abrir a comemoração na Casa de Francisca, uma sessão especial aberta ao público, seguida de um bate-papo com a diretora e Dori Caymmi, filho de Dorival.

O filme entrou em cartaz em 16 cidades brasileiras na última quinta-feira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Palmas, Salvador, Fortaleza, Recife, Niterói, Aracaju, Maceió, Belém, Vitória, Manaus, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Brasília. Confira a programação de lançamento do documentário aqui.

SINOPSE: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?