Espetáculo Memórias da Água estreia em Brasília no CCBB
A apresentação, por meio de dança afro e contemporânea, simboliza memórias, emoções e a fluidez da vida
atualizado
Compartilhar notícia
Com foco na relação humana com água, o espetáculo Memórias da Água estreia em Brasília, nesta quinta-feira (5/9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Por meio de dança afro e contemporânea, a apresentação simboliza memórias, emoções e a fluidez da vida.
Em cartaz por 10 dias na capital federal, o espetáculo destaque a cultura angolana e afrodiaspórica, em que a água é frequentemente associada à vida, purificação, espiritualidade e renovação.
“É sobre a memória do corpo, da água, onde não sabemos onde começa e termina nosso caminho. O espetáculo também nos desafia a aproveitar as diferentes qualidades, diferenças e diversidade da água sem perder a trajetória”, afirma Lenna Siqueira, que assina a direção artística e coreografia com Dilo Paulo.
As Quedas de Calandulas, em Angola, por exemplo, são sagradas para comunidades locais, por serem consideradas a casa de espíritos e entidades protetoras. O elemento também está presente na osmologia tradicional angolana, que considera um canal um entre o mundo dos vivos e dos espíritos.
Já no universo afrodiaspórico, o protagonismo da água é visto em Iemanjá, que é a orixá das águas.
Espetáculo Memórias da Água
Datas:
- 05, 06, 12 e 13 de setembro: às 20h
- 07, 08, 14 e 15 de setembro: às 18h
Local:
CCBB – Brasília: Asa sul Trecho 2 – Brasília, DF
Ingressos:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)