metropoles.com

Especialistas explicam os motivos para o sucesso de Casimiro

Considerado o maior streamer do Brasil, o jornalista se destacou ainda mais ao transmitir o primeiro episódio do documentário de Neymar Jr

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitch
Fotografia colorida de Casimiro com as mãos gesticulando
1 de 1 Fotografia colorida de Casimiro com as mãos gesticulando - Foto: Reprodução/Twitch

Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, Cazé ou Casimito. Não importa como você conheça o jornalista de 28 anos, o fato é que você já ouviu falar dele. Seja pelos comentários sobre futebol ou as reações sobre a lancheira da Nina, o streamer é um dos assuntos mais comentados do momento, principalmente depois da noite dessa segunda-feira (24/1), quando transmitiu para mais de 500 mil pessoas o primeiro episódio do documentário de Neymar Jr., produzido pela Netflix.

Cazé, como é carinhosamente chamado pelo público, ganhou autorização da gigante do streaming para reagir a série Neymar: O Caos Perfeito, que conta a história de ascensão do boleiro desde o Santos Futebol Clube até o time francês Paris Saint-Germain.

“Os comentários que ele faz, ele consegue verbalizar o que muitas pessoas estão pensando. Ao traduzir o pensamento comum, de uma forma descontraída, bem-humorada, com a personalidade que ele tem, ele atrai atenção das pessoas e cativa. Então todo mundo se sente representado a partir dos vídeos que ele faz. É claro que, em alguns momentos, ele inclui uma sacada que só ele tenha tido, e isso cria um ineditismo para os conteúdos”, explica Vinicius Melo, especialista em comportamento digital e diretor executivo e de planejamento da Colony.

5 imagens
A série sobre Neymar foi exibida na live de Casimiro Miguel
Casimiro irá arrecadar mais doações nesta quinta-feira (17/2)
Casimiro Miguel
Casimiro Miguel
1 de 5

Com o nome de “Casimito”, ele já soma quase 4 milhõees de seguidores na Twitch, com lives sobre esportes e esports, que ultrapassam a média de 50 mil espectadores simultâneos

Reprodução/Twitch
2 de 5

A série sobre Neymar foi exibida na live de Casimiro Miguel

Reprodução
3 de 5

Casimiro irá arrecadar mais doações nesta quinta-feira (17/2)

Reprodução/Instagram
4 de 5

Casimiro Miguel

Reprodução, Tenor Gifs
5 de 5

Casimiro Miguel

Reprodução/Youtube

O poder de Casimiro é tanto que o próprio Neymar falou com ele durante a transmissão ao vivo. Vale lembrar que o pedido para que a Netflix liberasse os comentários de Cazé veio do jogador, e uma longa campanha tomou conta da internet após o feito.

Mas o que tem demais nisso? Acontece que a Twitch, plataforma onde Casimiro se destacou, é de domínio da Amazon – concorrente direta da Netflix. Fora isso, o jornalista também trabalha na TNT Sports, da WarnerMedia, que, por acaso, também é dona da HBO Max. Ou seja: em apenas uma noite, o streamer conseguiu reunir três grandes concorrentes em apenas uma transmissão ao vivo.

De acordo com Vinicius, o diferencial de Casimiro é exatamente o seu carisma natural. Por conta desta qualidade, o streamer consegue transitar entre as mais diversas marcas sem criar conflitos. O especialista também lembra que, este conflito entre os streamings é “quase indiferente”, já que eles conquistam os públicos com conteúdos exclusivos.

“Ele está se demonstrando um comunicador de um carisma tão elevado, que esta entrando em um patamar de conseguir transitar sem conflito entre as plataformas. O Neymar, por exemplo, é quase uma unanimidade, ninguém se importaria dele fazer o comercial de uma marca e depois de outra. De tão grande que essa celebridade é, ele consegue emprestar o carisma para diversos públicos, sem parecer vendido e sem perder a sua autenticidade. O Casimiro está chegando em um patamar onde poucos influencers e celebridades chegaram: o da quase unanimidade”, completa Melo.

Já João Finamor, professor de mídias sociais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre, concorda que Casimiro usa o seu carisma e o seu engajamento social para o crescimento do público, mas pontua que o jornalista investiu em uma mídia que ainda não foi saturada.

“O Casimiro investiu em uma mídia que ainda não está saturada. A Twitch ainda é um ‘oceano azul’, tem muita possibilidade de ganhar visualização. Pela característica da plataforma, ela fala com o público muito fidelizado. Falando de um assunto que é muito polarizado e que gera uma empatia muito fácil, que é o futebol, é uma conexão imediata”, afirma.

Meteu essa?

Considerado o maior streamer esportivo do Brasil, Casimiro começou sua carreira como jornalista, atuando no Esporte Interativo, na TNT Sports e no SBT Rio. Com seus 1,6 milhão de seguidores no Instagram, 1,5 milhão no Twitter e 1,59 milhão no YouTube, Cazé conquistou o público com bordões que provam o seu carisma. “Meteu essa?”, “Ih, mané”, “Amassou” e “Aceita PIX?” são apenas alguns deles.

“Acredito que o que ele tenha percebido é que ele não é um excelente streamer de jogo [de futebol], ele é um excelente comunicador. E quando ele pega esse viés com a personalidade dele, descontraída, a forma dele ver as coisas, ele [percebeu que] poderia ampliar para outros conteúdos e consequentemente aumentaria seu público.”

Vinicius Melo, especialista em comportamento digital

João Finamor lembrou que Casimiro nunca deixou de falar de futebol, tanto é que o jornalista assinou contrato com a LiveMode para fazer transmissões de partidas de futebol ao vivo.  O especialista explica que Cazé apenas transformou um assunto popularizado nas já conhecidas trends, ou seja, tendências do momento dentro de aplicativos.

“O Casimiro segue falando de futebol, mas para uma trend do Twitter, que é justamente os reacts. Ele pega o engajamento do futebol e faz uma trend. A gente sabe que, independentemente da mídia social, seja na Twitch, no YouTube, no TikTok, no Instagram, fazer trends tem uma capacidade de viralização muito alta. Agregado a reputação digital que ele possuía, foi um crescimento gigante”, explica.

O crescimento dele é um recorde, ainda atrelado ao Neymar, um assunto que o público está interessado. Mas a gente vê que a plataforma, analisando as métricas dela, é um sucesso. Todos os streamers estão crescendo muito e batendo recorde sobre recorde. Acredito que o recorde do Casimiro também não é algo que vai demorar para ser batido.

João Finamor, professor de mídias sociais da ESPM Porto Alegre

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?