Escritora brasileira “atualiza” romance de época e traz casal LGBT
Babi A Sette faz o relançamento de A Promessa da Rosa. Nele, apresenta ao público uma linda história de amor e a presença de Steve e Phelipe
atualizado
Compartilhar notícia
Já imaginou um romance época, daqueles bem clássicos e típicos, com uma temática LGBTQIAP+? O livro A Promessa da Rosa, assinado por Babi A. Sette e lançado pela Verus Editora, parece mais um romance típico do século 19, quando, de repente, o leitor é agraciado com a chegada de Steve e Philipe.
A Promessa da Rosa acompanha Kathelyn Stanwell, primeira filha de um conde, uma jovem de beleza notável que seria a debutante perfeita, exceto pelo fato de detestar a nobreza. Ela nutre o sonho de ser livre para escolher o próprio destino ― incluindo o direito de não se casar tão cedo. No entanto, em um baile de máscaras, conhece Arthur, um homem lindo e intrigante.
No meio do romance de Kathe e Arthur, Babi incluiu Steve e Philipe, um casal apaixonado que precisa manter o amor entre eles escondido por conta da sociedade na época.
Steve é o melhor amigo da protagonista e deixa a Inglaterra, onde a rainha condena e pune relações homossexuais. Na Holanda, conhece Philipe, um príncipe local. Os dois se apaixonam e vão morar em Paris, onde existe a possibilidade de viver mais livremente o amor que sentem.
“A inspiração para escrever esse livro surgiu com uma imagem de uma cantora de ópera famosa que amava as rosas e que era também uma mulher liberal e muito a frente do seu tempo. Comecei a escrever e nasceu a Kathelyn debutante e filha de um conde inglês. Uma garota impulsiva a frente do seu tempo, que amava cantar ópera”, inicia Babi, em conversa com o Metrópoles.
A autora recorda que decidiu publicar a obra por amar romances de época. “Sinto que escrever sobre uma mulher empoderada como a Kathe em 1840, quando a sociedade inglesa, apesar de ser governada por uma mulher, era completamente patriarcal e conservadora, foi um jeito de ressaltar ainda mais a coragem que ela teve de ter para não se dobrar as exigências sociais e ser quem ela realmente era”, completa.
“Kathelyn é minha personagem mais forte e complexa. Ela me ensinou sobre agir com coragem e com o coração, em não se anular em nome daquilo que é imposto ou esperado. Quando agimos assim, nos respeitando e nos aceitando, aprendemos também a respeitar mais a escolha dos outros e podemos não apenas viver uma felicidade mais autêntica e completa, mas também darmos acolhimento e liberdade para que os outros vivam suas próprias escolhas e felicidade.”
Personagem LGBTQIAP+
Ainda que tenha incluído os personagens LGBTs na trama, Steve e Philipe não contam com uma participação tão presente em A Promessa da Rosa — o que não significa que ambos não tenham importância na construção do amor de Kathe e Arthur, protagonistas da trama.
“Eu amo esses personagens, acredito que eles podiam aparecer um pouco mais. Mas sinto que a importância deles para a construção da Kathelyn e do enredo é tão grande que, de certa maneira, isso suplanta um pouco a menor participação deles no romance”, explica Babi.
Babi ainda revela que desenvolveu livros separados com o enredo de cada personagem, incluindo Steve e Philipe.
“Sempre pensei em A Promessa da Rosa como uma série de livros, um para cada personagem que tenho vontade de conhecer melhor a história. Hoje, a série tem três livros publicados: A Promessa da Rosa, O Despertar do Lírio e Não me Esqueças. Pretendo escrever mais cinco ou seis, incluindo o livro do Steve e do Philipe.”
Embora tenha sido lançado em 2013 e relançado em 2023, Babi explicou que, quando estreou a obra, não era comum se deparar com personagens gays em romances de época.
“A ideia de A promessa da Rosa era enfatizar e abordar com mais propriedade os problemas e o sofrimento que o machismo e o patriarcado causam na vida das mulheres e como eles também estão relacionados com outros preconceitos e atitudes nocivas como a homofobia.”
Novos projetos
Sobre seus planos, Babi A. Sette contou que está lançando um novo romance contemporâneo, O Beijo da Neve, e outro romance teen: sobre uma brasileira que vai viver em Londres e se deparar com a xenofobia e um professor que não é quem parece ser.
Por fim, quanto a produções para o cinema e o streaming, Babi entregou: “Assinei um contrato de representação para dois livros meus com uma produtora de renome, não faz muito tempo, e eles vem trabalhado para conseguirmos levar alguns dos meus livros para as telas, então quem sabe em breve teremos novidades…”.
Babi A. Sette é formada em comunicação social. Ama viajar, conhecer lugares, culturas e pessoas. Apaixonada por romances de época, afirma que, se possível, viveria feliz em séculos passados. Babi mora em São Paulo com o marido, a filha, um cachorro e dois gatos — além de seus personagens e suas histórias.