metropoles.com

Entenda por que o Museu do Louvre corre o risco de perder a Mona Lisa

Um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa pode deixar a França e voltar a Itália, aos herdeiros de Leonardo Da Vinci

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Pixabay
Foto colorida do quadro Mona-Lisa
1 de 1 Foto colorida do quadro Mona-Lisa - Foto: Reprodução/Pixabay

O Museu do Louvre, em Paris, na França, conta com um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Entretanto, essa relação pode durar pouco tempo. A Associação de Restituições Internacionais, fundada em 2021, solicitou ao Conselho do Estado de Paris que devolva a Mona Lisa para os herdeiros do artista.

Por conta da situação, uma polêmica se instaurou em volta da pintura. A fundação, entretanto, tem sede e direção desconhecidas. O grupo fez um pedido semelhante antes atrás por obras escavadas pelo serviço arqueológico do Exército do Oriente, entre 1915 e 1923, mas não obtiveram sucesso.

A Mona Lisa foi pintada por Leonardo da Vinci entre 1503 e 1506 e doou a obra, juntamente com muitas outras, em troca de pensão quando chegou à França em 1516 e, desde então, pertence oficialmente ao patrimônio francês. O quadro está exposto no Louvre desde 1797 e só deixou o local em duas oportunidades: para uma exposição nos Estados Unidos (1963) e no Japão (1974).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?