Em palcos e telas da cidade, o 8 de março é lembrado com festa e reflexão
Show musical, concerto, filmes e exposição celebram o Dia Internacional da Mulher nesta terça. Quase todos os eventos têm entrada franca
atualizado
Compartilhar notícia
Cinema/Debate
Las 13 Rosas
O Instituto Cervantes inaugura o Cinefórum, projeto de exibição mensal de filmes, justamente no Dia Internacional da Mulher, e aproveita para comemorar a data exibindo “Las 13 Rosas” (2007, foto no alto), de Emílio Martinez-Lázaro. Baseado em fatos reais, o filme narra o drama de 13 jovens condenadas à pena de morte, acusadas de tentar realizar atentado contra o presidente Franco no fim da Guerra Civil Espanhola. A sessão será seguida de debate sobre a obra do cineasta espanhol e questões sobre gênero e identidade feminina.
Às 18h30, no Espaço Cultural Instituto Cervantes (707/907 Sul, Lote D). Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.
Música
“Mulheres — A Arte de Transformar”
A cantora Sandra Duailibe (foto) está à frente desse evento que será mais do que um show musical. Sandra convidou mulheres de destaque em diferentes áreas para participar. Entre outras, a professora Dad Squarisi, a contadora de histórias Theresamaria, ginastas da Seleção Brasileira de Ginástica Acrobática. Haverá mostra de quadros pintados por Simone Guimarães e degustação de degustação de biscoitos de Rebeca Tschiedel e petit fours e cafezinho da chef Simonne Jabour (Sweet Cake). No show, Sandra cantará somente músicas compostas por mulheres, acompanhada por Paulo Andre Tavares (direção musical e violão), Oswaldo Amorim (contra-baixo) e Amanda Costa (percussão).
Ás 19h30 (o show começa às 20h), no Teatro Sesc Silvio Barbato (Setor Comercial Sul). Pede-se que as mulheres doem escovas, pasta de dente, hidratante, absorventes, peças íntimas e maquiagem dentro de bolsas para o projeto Com que Bolsa Eu Vou?. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Música
Orquestra da Sociedade de Concertos Brasília
A Orquestra da Sociedade de Concertos Brasília (OSCB) faz apresentação especialmente dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Sob regência do maestro Osvaldo Ferreira, o grupo apresentará o “Concerto para Piano nº 27”, o último composto por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), tendo com a solista a pianista Lígia Moreno (foto), e “Sinfonia nº 2”, de Ludwig van Beethoven (1801-1802). A apresentação do concerto tem parceria da Secretaria de Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal.
Às 20h, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Cinema/Exposição
“Poeira e Batom”
Na Aliança Francesa (Asa Sul) haverá sessão do documentário (foto acima) realizado a partir de um projeto de Tânia Fontenele. A pesquisadora coletou depoimentos de pioneiras que chegaram ao Planalto Central entre 1956 e 1960. A sessão — que terá legendas em francês também dá início à exposição “Memórias Femininas da Construção de Brasília”, de volta a cartaz com nova configuração. Após a sessão do filme, haverá bate-papo com presença de representantes da diplomacia brasileira e da primeira dama do DF, Márcia Rollemberg.
Às 18h30, no Auditório da Aliança Francesa (708/907 Sul, Lote A; 3262-7600). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Exposição
“Poco”
A programação de aniversário do Jardim Botânico de Brasília reserva uma homenagem às mulheres por meio da artista plástica Janice Affonso (foto acima). Ela inaugura nesta terça (8/3) a exposição “Poço”, que no ano passado foi vista nas galerias Athos Bulcão, no Plano Piloto, e Van Gogh, em Sobradinho. Nas telas, tamanduás, veados, onças, tatus e pássaros e espécies vegetais do cerrado expressam a vivência da artista com esse bioma. “Poço” tem produção artística de Peninha e curadoria de Glênio Lima. Durante a abertura será lançado também o catálogo da mostra.
Às 17h, na Sala de Exposições do Centro de visitantes do Jardim Botânico. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Cinema
As Sufragistas
Não por acaso o Espaço Itaú CasaPark trouxe de volta ao cartaz o filme “As Sufragistas”. Com impecável e bem fotografada reconstituição de época, o longa de reconstitui um momento dramático e crucial na luta das mulheres britânicas pela liberdade. Carey Mulligan interpreta uma jovem pobre que trabalha em situações precárias em uma lavanderia de Londres até que começa a se envolver com o movimento pelo voto feminino. Helena Bonham Carter e Meryl Streep também estão no elenco.
Às 21h, no Cine Itaú Casa Park (Shopping CasaPark, Epia Sul). Ingressos a R$ 25 (inteira) e R$ 25 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.