Disney+ dá aviso de “representações ultrapassadas” em clássicos
A decisão foi tomada após controvérsias envolvendo filmes clássicos como Dumbo, A Dama e o Vagabundo e Peter Pan
atualizado
Compartilhar notícia
Após o lançamento da plataforma Disney+ no dia 12 de novembro nos Estados Unidos, Canadá e Holanda, a plataforma disponibilizou dezenas de filmes clássicos dos arquivos do estúdio. No entanto, após sofrerem com controvérsias sobre estereótipos raciais presentes em filmes como Dumbo e A Dama e o Vagabundo, a Disney resolveu acrescentar um aviso a estes filmes, dizendo que podem conter “representações culturais ultrapassadas”.
Usuários do serviço têm notado que alguns dos mais populares filmes do estúdio têm apresentado esse anúncio como Dumbo, Peter Pan e A Dama e o Vagabundo. O texto diz: “Essa produção é apresentada da forma que foi criada originalmente. Talvez contenha representações culturais ultrapassadas”.
Isso vem após controvérsias envolvendo, por exemplo, um grupo de corvos em Dumbo (1941), que alegadamente zombavam de estereótipos de pessoas negras. Um deles até levou o nome de Jim Crow, o apelido do sistema de leis que reforçavam a segregação no sul dos Estados Unidos após a Guerra Civil. Enquanto isso, em A Dama e o Vagabundo (1955), dois gatos siameses foram interpretados com sotaques orientais exagerados. O reboot recente de ambos filmes removeu os personagens.