metropoles.com

Diretor da Funarte ofende Fernanda Montenegro e revolta artistas

O ataque foi feito após Montenegro posar para a capa da revista literária Quatro Cinco Um

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Divulgação
Fernanda Montenegro
1 de 1 Fernanda Montenegro - Foto: TV Globo/Divulgação

Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte e dramaturgo, Roberto Alvim ofendeu Fernanda Montenegro em uma publicação no Facebook. Na postagem, Alvim chamou a atriz de “sórdida”. Isso causou indignação na classe artística, que não deixou barato.

6 imagens
Fernanda Montenegro é a única atriz brasileira a ser indicada ao Oscar
Fernanda Montenegro na cerimônia do Oscar de 1999
A atriz é reverenciada na televisão e cinema pelo seu talento
Fernanda Montenegro como Zulmira no filme A Falecida (1965), um dos papeis mais importantes da sua juventude
Fernanda Montenegro na cerimônia do Oscar em 1999, quando concorreu como melhor atriz por sua atuação em Central do Brasil
1 de 6

Fernanda Montenegro e Karim Aïnouz no Cine Ceará 2019

Rogerio Resende/Divulgação
2 de 6

Fernanda Montenegro é a única atriz brasileira a ser indicada ao Oscar

Reprodução/TV Globo
3 de 6

Fernanda Montenegro na cerimônia do Oscar de 1999

Ron Galella, Ltd./WireImage
4 de 6

A atriz é reverenciada na televisão e cinema pelo seu talento

Silvio Pozzato/Divulgação
5 de 6

Fernanda Montenegro como Zulmira no filme A Falecida (1965), um dos papeis mais importantes da sua juventude

Divulgação
6 de 6

Fernanda Montenegro na cerimônia do Oscar em 1999, quando concorreu como melhor atriz por sua atuação em Central do Brasil

Divulgação

O ataque foi feito após Montenegro posar para a capa da revista literária Quatro Cinco Um. Na edição de outubro da publicação, a atriz é retratada como uma bruxa presa a uma estaca prestes a ser queimada em uma fogueira com livros. Diante da repercussão, o diretor voltou a ofender Montenegro, chamando-a de “mentirosa” e dizendo que despreza a artista.

Também na rede social, a atriz e diretora Guida Vianna criticou o diretor, escrevendo: “É o maior absurdo que eu já li, ninguém pode ofender as pessoas desse jeito. Um presidente que elogia a tortura deveria ser processado, da mesma forma que um diretor que ocupa o cargo público, na Funarte, e ofende o maior ícone teatral do Brasil, também”, defendeu.

Em comunicado, a Associação dos Produtores de Teatro (APTR) também desaprovou das declarações de Alvim. Leia a nota na íntegra:

A APTR repudia veementemente as declarações do diretor de Artes Cênicas da Funarte, Sr. Roberto Alvim, em suas redes sociais, onde classifica o não diálogo com a classe artística como uma “guerra irrevogável”.

Com a mesma intensidade, repudiamos a classificação da fala de dona Fernanda Montenegro como infantil, mentirosa e canalha. É absolutamente inadmissível que uma atriz com a sua trajetória seja atacada em seu livre exercício de expressão.

Desde que o mundo é mundo, as identidades de todos os povos são construídas através de símbolos, plenos de significados, originando histórias transmitidas de geração em geração. Por este motivo, quando o objetivo é destruir algo, o alvo é sempre o sagrado, o simbólico ou aquilo de maior valor afetivo.

Como cidadão, o Sr. Roberto Alvim pode expressar opinião, independentemente do campo social, cultural e ideológico. Já como gestor público de relevância nacional – ou seja, representando o país como um todo – o mesmo deveria atentar-se à natureza do seu cargo, pautando-se pelo respeito à classe que representa e aos profissionais consagrados por sua atuação.

Cuidar da cultura como um importante setor para a economia e a formação de um país trata-se de um exercício diário, ético e respeitoso. O mesmo se aplica ao cuidado que deveria ser adotado ao se referir a uma atriz como Fernanda Montenegro, um símbolo da identidade nacional, com reconhecimento em todo o mundo.

Persistiremos na busca pelo diálogo, pela liberdade de expressão, pelo afeto ao fazer artístico e cultural de nosso país. Tudo isso de forma civilizada e com total respeito à diversidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?