metropoles.com

Dia do Tatuador: artistas brasilienses usam o corpo como tela

Profissionais da capital buscam inspiração e formação nas artes plásticas para produzir seus desenhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
tatoo dia do tatuador
1 de 1 tatoo dia do tatuador - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Outrora rodeadas por preconceito e incompreensão, atualmente as tatuagens são vistas e estudadas como expressão artística. É cada vez maior o número de tatuadores graduados em artes plásticas no Brasil. Em Brasília, não é diferente. No Dia do Tatuador, comemorado nesta sexta-feira (20/7), o Metrópoles conversou com alguns profissionais brasilienses com formação acadêmica e que têm na pele a principal tela para expor suas obras.

Apesar de não ser um requisito para atuar na área, o estudo avançado acaba sendo um chamariz para os apaixonados por desenhos exclusivos no próprio corpo. É o que pensa Frederick Albuquerque Nascimento, o Lico – apelido dado pelo pai em homenagem ao jogador rubro-negro Lilico. Com mais de 25 anos de carreira na cidade, o tatuador viu na educação superior uma maneira de evolução e aprimoramento do traço. “Dentro do meu interior, sempre vi a tatuagem como uma arte. Com o amadurecimento e o passar dos anos, senti a necessidade pessoal de obter conhecimento”, afirma.

Lico já exercia a profissão há 17 anos quando decidiu ingressar na Faculdade Dulcina de Moraes (Conic). Segundo o artista, mesmo sendo experiente, o curso foi um divisor de águas em sua carreira. “Com certeza posso dizer que existe um antes e depois, não só técnico, mas na maneira como enxergo a tatuagem. Tive mestres que abriram a minha mente”, ressalta. Em seu estúdio, localizado no Centro Empresarial São Francisco (102 Sul), o tatuador coloca em prática a leitura visual. “Meu conceito de arte era resumido. Eu precisava entender como aqueles artistas criavam a sua postura poética”, explica o brasiliense.

O fato de a tatuagem deixar de ser vista com tanto preconceito, deve-se também a sofisticação do mercado. Assim como tantos tatuadores, Lico se livrou da obrigação de atender a todo tipo de pedido, tendo total liberdade para desenvolver seu próprio estilo, garantindo um público fiel à sua arte. “As pessoas que me procuram não chegam com nada pronto. Me dão a ideia e confiam no que vou criar. Isso é a tatuagem artística”, conclui.

 

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Para Lico, nem toda tatuagem pode ser considerada arte: “É preciso desconsiderar as meras reproduções de desenhos comerciais”

 

Pioneiro na capital federal, Rogélio Santiago Paz Netto também é formado em artes plásticas. Mas, em sua trajetória, o artista plástico apareceu pouco antes do tatuador. Aos 57 anos, e com mais de 40 anos de tattoo, ele não vê diferenciação de valor entre body art e as demais expressões, como esculturas e pinturas.

O artista não concorda quando algumas pessoas chamam os tatuadores de artesãos, na tentativa de desmerecer o trabalho. “Tudo é arte. Mesmo quando um artesão reproduz uma escultura, ela nunca vai sair exatamente igual a anterior. É o mesmo caso do tatuador”, pondera o veterano.

A mais nova do grupo, Yasmin Borges começou a tatuar há três anos, após ter largado o curso de medicina. Passou seis meses como aprendiz em um estúdio, até sentir a necessidade de estudar artes plásticas. Mas o ofício não foi o único motivador.

“Na verdade, a tatuagem é um dos pilares de eu ter escolhido o curso. Lá, eu conheço vários outros artistas e isso acaba acrescentando. Abre caminho para expandir minha visão e possibilidades dentro da tattoo”, considera. “Tudo que aprendo, reflete na hora de criar, as formas, cores e outras linguagens”, conclui a jovem.

Vinicius Santa Rosa/ Metrópoles
Graduanda em artes plásticas pela UnB, Yasmin Borges integra a equipe 100% feminina do estúdio Sphynx Tattoo & Piercing, localizado na 315 Norte

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?