metropoles.com

Novo podcast de Carol Pires aborda desigualdades sociais no Brasil

A jornalista e roteirista recebe convidados para um bate-papo sobre as desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Carol Pires e o logo de Desiguais - Metrópoles
1 de 1 Carol Pires e o logo de Desiguais - Metrópoles - Foto: Reprodução

Carol Pires, jornalista e roteirista conhecida pelo trabalho no documentário Democracia em Vertigem e no podcast Retrato Narrado, está com novo projeto batizado de Desiguais. A produção, disponível nas plataformas de áudio, é um podcast de seis episódios que aborda as desigualdades no Brasil.

Construído com uma narrativa documental a partir de entrevistas com os convidados, Desiguais fala sobre as desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais e os impactos delas no país. Ao Metrópoles, ela falou do novo projeto.

“A ideia de fazer um podcast sobre desigualdade social surgiu ainda no governo passado, quando a minha sensação era de que estávamos sendo sequestrados pelos mesmos assuntos: Covid, fake news e a ameaça à democracia. São todos assuntos urgentes, e eu mesma fiz documentários e podcasts sobre esses assuntos, mas eu sentia falta de não ficar só nesse lugar de resistência”, afirmou.

“Queria também pensar em trabalhar algo mais propositivo, que olhasse para questões que segue sem soluções independente do governo de turno. E não tem assunto mais importante, na minha opinião, que a desigualdade social. Ela é a raiz da violência, da fome, das crises políticas e econômicas”, pontuou ainda.

Nos episódios, a militante Mãe Beth de Oxum, a escritora Conceição Evaristo, o escritor Luiz Antonio Simas, a psicóloga Cida Bento, o pastor Henrique Vieira e outros mais são os convidados de Carol Pires. A seleção deles foi cuidadosa.

“Queríamos falar de fases da vida: nascer, crescer, estudar, trabalhar, envelhecer. Uma pesquisadora incrível, a Olga Torres, e a produtora de reportagem, a Mari Faria, me trouxeram uma lista enorme de especialistas em maternidade, educação, saúde, trabalho. E dessa lista eu escolhi pessoas que fossem não só especialistas em cada assunto, mas tivessem vivido aquilo que elas estavam falando na pele”, explicou.

Carol Pires afirma que produção é apartidária

“Não enfrentar a desigualdade social é desperdiçar a chance de o Brasil ser um país mais próspero, potente, seguro e em que todos tenham o mesmo direito de sonhar sem limites”

Carol Pires

A nova produção conta com conversas profundas e íntimas sobre a temática que está em destaque no Brasil atualmente. Segundo Carol, o podcast não está relacionado com as discussões partidárias que polarizam o país.

“O Desiguais discute políticas públicas, mas não é um podcast partidário. Não estamos discutindo eleições, estamos discutindo problemas do dia a dia do brasileiro, como educação, trabalho, aposentadoria, cultura, através de histórias pessoais reais. Os entrevistados todos têm histórias de vida bem brasileiras, muito comum a todos, qualquer um pode se identificar ali. E eu acho mesmo que é conhecendo o outro de perto que abrimos espaços de interlocução para falar sobre o que discordamos”, disse.

O grande apelo do podcast é a aposta no reconhecimento do ouvinte com as histórias pessoais que são contadas na produção disponível nas plataformas de áudio.

“Através da vida da Conceição Evaristo, do Luiz Antonio Simas, e de todos os outros entrevistados, a gente vai entendendo como a desigualdade impacta as pessoas na ponta, no dia a dia. A resposta tem sido muito legal porque os ouvintes chegam através de um convidado que já acompanham por outras razões e acabam engatando na jornada completa do podcast.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?