Descubra roteiro com oito pilotis diferentões do Plano Piloto
O Metrópoles passeou pelas quadras da asas Sul e Norte e selecionou blocos que possuem os vãos livres mais bonitos de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Ao desenhar as ruas do Plano Piloto, o urbanista Lúcio Costa pensou que a melhor forma de promover a integração social entre os moradores era retirar os térreos dos edifícios, de forma que os vãos permanecessem como espaços abertos ao público geral.
A última polêmica envolveu a proibição de brincadeiras debaixo do Bloco H da 312 Sul.O caso veio à tona após um desabafo feito pela arquiteta Larissa Maria de Oliveira Moraes Villela. Mãe de duas crianças, de 4 e 2 anos, ela contou que foi proibida pela síndica do prédio de deixar suas meninas brincarem nos pilotis do bloco. A história mobilizou o Conselho Tutelar e os moradores da cidade, que promoveram um “brincalhaço” no local.Com 57 anos de existência, o projeto de Lucio Costa ainda é considerado inovador e se transformou numa das principais características do centro da capital. Ainda assim, há quem se coloque contra os princípios dos pilotis, inserindo grades e regras que impeçam o livre uso dos espaços.
Após sair em busca dos pilotis mais “diferentões” e bonitos do Plano Piloto, o Metrópoles selecionou 8 prédios que estão de parabéns pela criatividade e cuidado com os espaços.