Acorda, Conic! propõe intervenções de arte e urbanismo em Brasília
O projeto é organizado pelo instituto Vulica Brasil e quer provocar moradores a criarem intervenções para o espaço tradicional do DF
atualizado
Compartilhar notícia
“Um espaço democrático que ajuda Brasília a entender sua identidade”. É assim que Daniel Mangabeira, sócio da Bloco Arquitetos, define o Conic. O espaço, que mistura comércio e cultura, é conhecido de quem passa pelo centro da cidade e agora será palco das intervenções do projeto Acorda, Conic!.
Criada pelo Instituto de Arte e Sustentabilidade Vulica Brasil (iVB), a iniciativa quer provocar os moradores do Distrito Federal a criarem intervenções artísticas e urbanísticas no Conic. A ideia é reunir diferentes mentes criativas em três dias de workshops (leia abaixo) e criar possibilidades para mudar a visão que os brasilienses têm do local, antes marginalizado.
“A ideia é brincar com esse espaço público-privado e implementar novos projetos. Queremos as ideias mais loucas e diversas possíveis para chamar atenção a esse espaço”, explica uma das criadoras do iVB, a bielorussa Mila Kotka. Além da estrangeira, o projeto conta com a curadoria dos arquitetos e urbanistas Daniel Mangabeira e Lourenço Gimenes.
Lourenço, que mora em São Paulo, se propõe a trazer um olhar diferente e questionador para o Acorda!, mas também ressaltar as necessidades específicas da capital do país. Ele destaca que o Conic é um ponto central e acessível da cidade, e essa pode ser uma chance de promover mais inclusão, mesmo que não seja o suficiente para resolver um problema de décadas de estrutura social excludente.
“A gente precisa entender Conic como equipamento metropolitano. Hoje ele tem uma diversidade de usos que é absolutamente inclusiva e permite a frequência de um extrato social diversificado. É um espaço democrático em termos de acesso.”
Primeiros passos
O resultado do projeto poderá ser visto pela população no meio de setembro, época em que as intervenções devem estar prontas. Mas, enquanto isso, é possível encontrar algumas obras criadas por artistas brasileiros e bielorrussos em 2021.
“Inauguramos o Instituto em Brasília em abril do ano passado e trouxemos artistas que participaram do Acorda, Minsk! para pintar murais no Conic”, explicou Mila. Agora, o objetivo é transformar ainda mais o espaço.
Workshops
Neste sábado (16/7) e domingo (17/7), e em 24 de julho, o Vulica Brasil vai promover workshops gratuitos para quem tiver interesse em participar do projeto. No sábado haverá aulas das 10h às 12h, e das 13h às 17h, com formações de grupos temáticos, orientações gerais e primeiro passo do planejamento.
Com os grupos formados, o domingo (17/7) começará também das 10h às 12h, e, depois, das 13h às 16h, com tempo para as equipes desenvolverem as ideias. Além disso, os interessados poderão discutir as intervenções e necessidades do espaço e preparar o orçamento para implementação dos projetos.
O último dia de workshops será em 24 deste mês, quando as equipes vão preparar a apresentação das ideias e prever os principais desafios para colocar tudo em prática. Quem tiver interesse em participar, ainda pode se inscrever de forma gratuita pelo formulário disponível aqui.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.