10 programas para fazer no DF no fim de semana com entrada franca
Reviver os anos 1980 com “De Volta para o Futuro” ou “Os Goonies”? Curtir um arraial com Mahmundi ou com Wagner Simão? Confira nossa lista para tirar qualquer dúvida
atualizado
Compartilhar notícia
Desta sexta-feira (22/7) até domingo (24/7), tem arraial na Funarte e em Ceilândia; tem filmes marcantes dos anos 1980 de volta às telas; tem shows de rock no Parque da Cidade e espetáculos teatrais em todas as unidades do Sesc no Distrito Federal… E estamos falando somente de eventos gratuitos. Conseguimos listar 10 programas com entrada franca que ocorrem neste fim de semana. Olha só:
FEIRA/BALADA
Arraial Bocadim de Tudo
O Bocadim, como o nome diz, vai ter de tudo um pouco. Das comidas típicas e quadrilha “desgovernada” a DJs (Caju, Tarcísio e Dona da Boca), além de feirinha de produtos variados. No palco, uma das principais atrações é a cantora carioca Mahmundi (foto acima). Tudo no gramado em frente à Funarte.
Sábado, a partir das 12h, no Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
BALADA
Arraiá da Quadra 6
Barracas de comidas típicas e show do cantor Wagner Simão são os principais atrativos da festa julina. Simão apresenta canções do seu álbum mais recente, “Piseiro”, e homenageia outros nomes da música sertaneja, cantando hits de Jorge e Matheus, Gusttavo Lima, entre outros.
Sexta, a partir das 20h, na Praça da Quadra 6 (Ceilândia Norte). Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos.
MÚSICA
Rock na Ciclovia
Oito atrações musicais e food trucks compõem a programação da nova edição do Rock na Ciclovia. Branda, de Goiás, divide as atenções com sete nomes brasilienses: Adriah (foto acima), Afins, Di Boresti, New Old Brothers, Saurios, Vontana e Zamaster.
Domingo, a partir das 12h, no estacionamento 4 do Parque da Cidade. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Som de Papel — Alberto Salgado
O multi-instrumentista Alberto Salgado é o convidado da terceira edição do projeto Som de Papel – Sonoridades Orgânicas — idealizado pelo percussionista e artesão Juraci Moura e pelo violonista e compositor Cesar de Paula com a finalidade de levar shows musicais a Taguatinga, Ceilândia e Recanto das Emas. Também sobem ao palco Baseado no Verde, Banda Alvorada, Duo Roots, Rafinha Bravoz e haverá batalha de MCs.
Sábado, às 22h, na Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G, Ceilândia Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
TEATRO
Miguilim Inacabado
“Campo Geral”, narrativa do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), inspira o espetáculo da Semente Cia. de Teatro. A história se passa em torno do menino Miguilim e das pessoas que o circundam, como o ríspido pai Bernardo, a carinhosa mãe Nhanina e Vó izidra, cheia de crendices. A peça integra a programação do Festival Palco Giratório, que apresenta outros cinco espetáculos gratuitos neste fim de semana (veja a programação).
Sexta, às 15h e às 20h, no Teatro Sesc Paulo Gracindo (Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680, Gama). Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.
EXPOSIÇÃO
Djanira – Cronista de Ritos, Pintora de Costumes
A mostra “Djanira – Cronista de Ritos, Pintora de Costumes”, que abre nesta sexta, traz 120 obras da paulista Djanira da Mota e Silva (1914-1979), uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras no século 20. As peças pertencem ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Até 18/9. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 12h às 18h. No Museu dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 256, Edifício Apolo, 3213-5076). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
CINEMA
Procurando Memo
O projeto leva ao CCBB filmes que fazem parte da memória de várias gerações e que agradem a todas as idades. Nestes sábado e domingo, estará em cartaz “Os Goonies” (foto acima), produção de 1985, dirigida por Richard Donner e produzida por Steven Spielberg. É uma divertida aventura sobre quatro amigos em busca de um tesouro, embalada por música cantada por Cyndi Lauper.
Sábado e domingo, às 11h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Cine Conjunto
Realizada em uma estrutura montada em frente ao Conjunto Nacional, com tela de 40m², a mostra Cine Conjunto exibe longas que marcaram os anos 1980. Nesta sexta, estará em cartaz “De Volta Para o Futuro”, no sábado, “Curtindo a Vida Adoidado”. Antes de cada um, serão exibidos um curta e um filme de animação.
Sexta e sábado, das 17h às 22h — início das exibições às 18h30. Na Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional (Setor de Diversões Norte). Ingresso: doação de agasalho em bom estado. A troca é feita em quiosque no segundo piso do shopping.
CRIANÇA
Expedição Brasil Selvagem
Esta exposição em cartaz no ParkShopping é ao mesmo tempo didática e lúdica. Vídeos e fotografias (uma delas acima) do documentarista Cristian Dimitrius, réplicas de animais e atividades interativas permitem as crianças (e adultos também) conhecerem mais sobre os diferentes biomas naturais do nosso país. Algumas das atividades, como o arvorismo, são pagas.
Até 27/7 (quarta), sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h, na Praça Central do ParkShopping (Via Epia, Guará). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
LITERATURA
32ª Feira do Livro de Brasília
Domingo é o último dia da feira, que este ano ocorre no Centro de Convenções. O evento reúne bancas de várias livrarias e editoras. Mas, além das vendas, há programação gratuita de workshops, palestras, contação de histórias, oficinas, lançamentos de livros e eventos culturais. Veja a programação completa.
Até domingo, das 9h às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Entrada franca. Classificação indicativa livre.