Curto!: projeto brasiliense transformará filmes em podcasts
Iniciativa visa ajudar roteiros que não conseguiram sair do papel e adaptá-los a algo parecido com as antigas radionovelas
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da quantidade de curta-metragens que não conseguem apoio para serem realizados, um projeto brasiliense buscou inspiração no passado para fazer com que essas ideias conseguissem “sair do papel”. Surgiu, então, o Curto!, iniciativa que busca transformar curtas-metragens em podcasts.
Idealizador do projeto, o ator e roteirista José de Campos se juntou aos produtores audiovisuais Walder Miranda Jr. e Natália Brandino, em 2018, e desenvolveu o canal, que vai transformar roteiros de curtas em podcasts, algo parecido com as antigas radionovelas, que foram bastante populares no Brasil.
“Queremos ajudar essas pessoas que queriam ver suas história contadas no formato audiovisual e não conseguiram. A ideia é transformá-las no formato de podcasts, que podem ser escutados no carro, na academia… com a oportunidade de contadores de histórias do DF poderem realizar seus trabalhos”, conta Walder.
Através do prêmio conquistado com a categoria de projeto livre do FAC 2018, o Curto! transformará 24 roteiros em podcasts para o canal. Qualquer roteiro de curta-metragem do DF que ainda não foi realizado pode se inscrever no site da iniciativa. A previsão é que o lançamento aconteça em fevereiro de 2021.
De acordo com Walder, a partir da divulgação dos escolhidos, que acontece no dia 20 de outubro, os roteiristas vão se reunir com o Curto! para começar o período de produção e de formatação dos projetos para áudio. “A ideia é contar essas histórias com trilha e efeitos sonoros, além do narrador. Vamos ter um banco de vozes de atores e atrizes profissionais. Vamos fazer essas gravações em estúdio, então uma coisa superprofissional”, adianta.
O produtor afirma ainda que mudar o formato é uma boa oportunidade dos roteiristas aprimorarem o processo de criação. “O autor vai poder exercitar inclusive a direção: dizer o tom que ele quer mais na história, como é que ele pensa que os personagens falam, se o gênero está mais para o suspense. A gente vai construindo juntos e transformando isso num produto de áudio”, explica.
Os projetos que queiram se candidatar podem se inscrever no site do Curto! até o dia 31 de agosto. Após isso, os curtas vencedores serão escolhidos por meio de votação popular, disponível no site a partir de 1 de outubro. O resultado final sai em 30 de outubro.