Crítica gastronômica italiana ensina, em livro, como reconhecer a boa comida
Em “Mangiato bene?”, Roberta Schira elabora toda uma teoria para provar que gastronomia não é apenas alimento a ser digerido
atualizado
Compartilhar notícia
Aí vem o crítico gastronômico e “desce a lenha” naquele restaurante que você adora. O que afinal ele sabe que você não sabe? Por que aponta defeitos naquilo que seu paladar aprecia? Crítica gastronômica do jornal Corriere dela Sera, a italiana Roberta Schira resolveu desvendar essas questões para os meros mortais.
Em “Mangiato Bene? As Sete Regras Para Reconhecer a Boa Cozinha”, livro que ganha edição brasileira pela BestSeller (240 págs, R$ 29), a autora procura elaborar uma teoria da crítica gastronômica, de forma a esclarecer — tanto o simples comensal quanto aqueles que exercitam profissionalmente a avaliação de restaurantes — sobre os critérios que determinam o que é boa comida.
Considerando que hoje a tecnologia propicia a troca de opiniões — e todo mundo se permite escrever comentários sobre comida –, Roberta Schira enumera sete regras para mostrar que gastronomia não é apenas alimento a ser digerido, mas engloba toda a cultura de um povo.
Ela também questiona a profundidade e a qualidade de uma resenha a um restaurante. “Exercer a faculdade de juízo exige competência e habilidade, experiência, inteligência e, não menos, coragem. O juízo pode estar escondido nas entrelinhas, edulcorado, nítido ou velado mas deve ser sempre expresso”, afirma.
E promete ensinar o leitor a selecionar melhor os restaurantes que frequenta, além de descobrir como funciona a criação de um cardápio estrelado e entender quais são as principais qualidades de um chef de verdade.