Nada de bola e de boneca. MasterChef Júnior inspira crianças do DF a brincar na cozinha
Escola de gastronomia da cidade registra um aumento de quase 40% nas matrículas após o lançamento da atração televisiva
atualizado
Compartilhar notícia
Inspiradas no programa MasterChef Júnior, sucesso da TV Bandeirantes, crianças do Distrito Federal transformaram a cozinha dos pais em uma verdadeira sala de recreio. O ambiente, muitas vezes relegado aos adultos, virou o cantinho preferido de uma meninada louca pela gastronomia. A febre do reality show também fez aumentar a procura por cursos infantis de culinária na cidade. A nutricionista Alessandra Brant criou, em 2008, um espaço de culinária voltado para a garotada. Intitulada como uma cozinha pedagógica, a Arca do Sabor registrou, depois do lançamento da atração televisiva, um aumento de 40% nas matrículas.
O programa motivou aquelas crianças que já possuíam uma paixão pela gastronomia a correrem atrás de oficinas de culinária
Alessandra Brant
A euforia causada pelo reality show também alimentou uma grande expectativa. “Eles chegam aqui querendo aprender a fazer um bife wellington em um único dia. Precisamos, então, mostrar que cozinhar é um exercício de paciência e de muito treino”, conta a nutricionista.
A estudante Giovanna de Freitas Martins, 12 anos, confessa que, durante a temporada do MasterChef Júnior, ia dormir muito tarde: “Acordava morrendo de sono, mas não perdia um episódio”. Desde os 7 anos, ela se aventura a criar sobremesas e, ultimamente, motivada pelo programa, tem se arriscado a elaborar pratos mais sofisticados. Para receber a redação do Metrópoles, a sorridente Giovanna preparou um delicioso bife à parmegiana. Ela contou para os pais que queria apresentar uma receita de adulto ao portal.
O psicólogo Áderson Luiz Costa Júnior explica que atividades prazerosas que envolvem a organização, como a culinária, são altamente benéficas para o desenvolvimento das crianças. No entanto, ele alerta que os pais precisam ficar atentos à importância dada a esses exercícios. “O ofício não pode se transformar no único objetivo de vida desses meninos”, esclarece Júnior.Para o Natal, a estudante fez um pedido de presente pra lá de inusitado: uma batedeira rosa. Há alguns anos, os utensílios culinários começaram a substituir o espaço antes ocupado pelas bonecas. Rolo de macarrão, fouet e bowls foram alguns dos itens que Giovanna adquiriu após descobrir a paixão pela gastronomia. Além do reality show, ela também acompanha vários canais de culinária no YouTube. A lista é longa e inclui Danielle Noce, Ana Maria Brogui, Segredinhos e Cozinha para 2.
Dona da Bentô Kids, Evelyne Ofugi ensina a garotada a fazer receitas saudáveis e divertidas. Um de seus alunos, Rafael Monteiro, 7 anos, já se destaca na produção de bolos e omeletes. “Ele é muito aplicado”, relata Evelyne. A mãe de Rafael, Raquel de Lima, revelou que desde muito novo o filho já demonstrava interesse pela culinária. Além de aventais coloridos e estampados, Rafael também possui livros sobre o tema. Na estante, está o Alegria na Cozinha, escrito pela própria Evelyne.
Em março de 2016, a Bentô Kids ganhará um novo espaço na 116 Norte. Até lá, os cursos deverão ficar suspensos. Para as férias de início de ano, a Arca do Sabor preparou um cronograma de oficinas para a meninada que deseja seguir os passos dos participantes do MasterChef Júnior. Para que tem tanta habilidade e imaginação, a idade não é limite.