metropoles.com

Museu em Águas Claras ensina aos jovens importância do meio ambiente

O local possui animais taxidermizados e cenografia que imita a natureza. O passeio conta com trilhas ecológicas e caça ao tesouro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
museu ambiental 10
1 de 1 museu ambiental 10 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Depois de passar quatro meses fechado, o Museu Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), voltou a funcionar nesta segunda-feira (11/6), no Parque de Águas Claras.

O local, totalmente repaginado, é utilizado pelos agentes para explicar o valor do meio ambiente às famílias e aos alunos de escolas públicas que visitam o parque.

A antiga casa de madeira pintada de branco ganhou uma cenografia que imita a natureza. “É como se as crianças estivessem no meio do ambiente natural”, explica Daibes Ottoni.

Cabo do Comando de Policiamento Ambiental da PMDF, Ottoni é artista plástico formado pela Universidade de Brasília (UnB). Além de ser um dos responsáveis pela arte no museu, ele media a visita das crianças.

9 imagens
1 de 9

Michael Melo/Metrópoles
2 de 9

Michael Melo/Metrópoles
3 de 9

Michael Melo/Metrópoles
4 de 9

Michael Melo/Metrópoles
5 de 9

Michael Melo/Metrópoles
6 de 9

Michael Melo/Metrópoles
7 de 9

Michael Melo/Metrópoles
8 de 9

Michael Melo/Metrópoles
9 de 9

Michael Melo/Metrópoles

Consciência ambiental
“Por acompanharmos de perto muitos dos crimes ambientais que ocorrem na capital, vemos a importância da criação de uma consciência ambiental ainda na infância. Então, não só mostramos o espaço, como temos várias conversas e fazemos brincadeiras com os jovens”, explica o tenente.

Além dos desenhos realizados no interior do museu, o espaço conta com diversos animais taxidermizados. “As crianças passam a conhecer de perto espécimes como lobo-guará, jacaré, macaco-prego e tatu”. O trabalho foi realizado por César Leão, que já realizou diversas exposições semelhantes pela cidade.

O passeio dura cerca de uma hora e meia, conta com trilha ecológica, caça ao tesouro, contação de histórias e palestra de um servidor do Instituto Brasília Ambiental — órgão responsável por gerir o parque.

A expectativa da PMDF é que o espaço receba entre 15 e 40 crianças por dia. O passeio, que ocorre de segunda a sexta, entre 8h e 18h, deve ser agendado pelo e-mail neam.cpam@gmail.com.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?