Cremesp investiga médico após Shantal relatar violência obstétrica
Conselho de Medicina de SP apura suposta conduta inadequada de Renato Kalil. Influencer diz que médico a xingou e “falou de sua vagina”
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu uma investigação contra o ginecologista Renato Kalil após um relato de “violência obstétrica” pela influenciadora digital Shantal Verdelho. Em áudios vazados nas redes sociais, ela conta que foi xingada durante o parto da segunda filha, Domênica, e que o médico teria “falado da vagina dela a outras pessoas”, inclusive o marido, Mateus Verdelho, ex-participante do reality A Fazenda.
O Cremesp confirmou ao Metrópoles que apura o caso, mas informou que só pode revelar informações após o final do processo, que tramita sob sigilo.
Nos áudios, Shantal diz que, no vídeo do parto, ocorrido em setembro, é possível ouvir que Kalil proferiu palavras de baixo calão. “Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Fala: ‘P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, p*rra’. Depois que vi tudo, foi horrível”, desabafou a influencer.
O ginecologista também teria chamado o companheiro de Shantal e mostrado a vagina dela após o nascimento de Domênica: “Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos”.
Após a repercussão do relato da influencer, Renato Kalil negou as acusações e afirmou que “o parto aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela [Shantal] em suas redes sociais durante 30 dias”.
“O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. […] Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”, escreveu a assessoria de imprensa de Kalil.
O médico apagou os perfis nas redes sociais. Já Shantal informou, também via assessoria, que ficará afastada “para estar em família” e não irá se pronunciar no momento.
O Metrópoles procurou novamente Renato Kalil, e ele disse que não irá se manifestar por orientação jurídica.