Coronavírus faz com que shows e filmes sejam cancelados e adiados
A epidemia do coronavírus, que se alastra por mais de 50 países e tem mais de 3 mil mortes confirmadas, afetou a indústria cultural
atualizado
Compartilhar notícia
Afetando diversos setores da economia, a epidemia do novo coronavírus tem afetado o turismo e grandes eventos pela Ásia e Europa. O surto da doença, que já matou mais de 3 mil pessoas ao redor do mundo, tem causado impacto também na indústria cultural, que convive com cancelamentos e adiamentos.
Com o coronavírus se alastrando por todo o país, a China sofreu um prejuízo bilionário com o cancelamento das festividades do ano-novo chinês. Entre as comemorações, estava previsto o lançamento de diversos filmes chineses, que fizeram com que a indústria cinematográfica do país perdesse cerca de US$ 1 bilhão em arrecadações de bilheteria.
Com o surto do coronavírus na China, cerca de 70 mil salas de cinema foram fechadas, gerando transtornos também nas estreias de filmes hollywoodianos no país asiático. Produções milionárias, como Jojo Rabbit e Dolittle tiveram seus lançamentos cancelados no país e Mulan não deve chegar lá na data de estreia prevista (27 de março) – vale lembrar que o mercado chinês é um dos maiores do mundo, garantindo boa parte da arrecadação bilionário dos blockbusters.
Coronavírus cancela shows
Nessa sexta-feira (28/02/2020), também foi confirmado que o fenômeno coreano BTS cancelou shows pela Coreia do Sul por causa da epidemia. De acordo com a gravadora do grupo, a Big Hit Entertainment, “o surto global atual de coronavírus (Covid-19) tornou impossível prever neste momento a escala de contaminação durante as datas do show de abril”.
Outras bandas de K-pop, como Winner, NCT Dream e Got7, cancelaram shows em Macau, Singapura e Tailândia, respectivamente. A girlband GFriend anunciou que a gravação de seu DVD está sem público por causa do coronavírus.
A indústria do K-pop não é a única afetada. A banda de rock Green Day cancelou os shows que aconteceriam em Singapura, Bangkok, Manila, Taipei, Hong Kong, Seoul, Osaka e Tóquio, por causa da doença. A Orquestra Harmônica de Boston também renunciou as cinco apresentações marcadas para o continente asiático.
Coronavírus na Europa
A epidemia do coronavírus que se alastrou pela Itália, país com mais casos confirmados fora da Ásia, e afetou a produção do sétimo filme da franquia Missão: Impossível. O longa estrelado por Tom Cruise teria três semanas de gravações em Veneza, mas o plano teve de ser cancelado após alerta do governo italiano. Com a pausa nas gravações, o filme previsto para julho de 2021, pode sofrer adiamento.
Prevenção e sintomas
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu, pontou que a população mundial precisa adotar as medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir e evitar grandes aglomerações. O Brasil confirmou o seu primeiro caso nesta semana, em São Paulo, e investiga indícios de que esse número pode chegar a 300 novos pacientes. No DF, são cinco suspeitas.