metropoles.com

Coronavírus faz com que shows e filmes sejam cancelados e adiados

A epidemia do coronavírus, que se alastra por mais de 50 países e tem mais de 3 mil mortes confirmadas, afetou a indústria cultural

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução do YouTube
BTS show
1 de 1 BTS show - Foto: Reprodução do YouTube

Afetando diversos setores da economia, a epidemia do novo coronavírus tem afetado o turismo e grandes eventos pela Ásia e Europa. O surto da doença, que já matou mais de 3 mil pessoas ao redor do mundo, tem causado impacto também na indústria cultural, que convive com cancelamentos e adiamentos.

Com o coronavírus se alastrando por todo o país, a China sofreu um prejuízo bilionário com o cancelamento das festividades do ano-novo chinês. Entre as comemorações, estava previsto o lançamento de diversos filmes chineses, que fizeram com que a indústria cinematográfica do país perdesse cerca de US$ 1 bilhão em arrecadações de bilheteria.

Com o surto do coronavírus na China, cerca de 70 mil salas de cinema foram fechadas, gerando transtornos também nas estreias de filmes hollywoodianos no país asiático. Produções milionárias, como Jojo Rabbit e Dolittle tiveram seus lançamentos cancelados no país e Mulan não deve chegar lá na data de estreia prevista (27 de março) – vale lembrar que o mercado chinês é um dos maiores do mundo, garantindo boa parte da arrecadação bilionário dos blockbusters.

Coronavírus cancela shows

Nessa sexta-feira (28/02/2020), também foi confirmado que o fenômeno coreano BTS cancelou shows pela Coreia do Sul por causa da epidemia. De acordo com a gravadora do grupo, a Big Hit Entertainment, “o surto global atual de coronavírus (Covid-19) tornou impossível prever neste momento a escala de contaminação durante as datas do show de abril”.

Outras bandas de K-pop, como Winner, NCT Dream e Got7, cancelaram shows em Macau, Singapura e Tailândia, respectivamente. A girlband GFriend anunciou que a gravação de seu DVD está sem público por causa do coronavírus.

A indústria do K-pop não é a única afetada. A banda de rock Green Day cancelou os shows que aconteceriam em Singapura, Bangkok, Manila, Taipei, Hong Kong, Seoul, Osaka e Tóquio, por causa da doença. A Orquestra Harmônica de Boston também renunciou as cinco apresentações marcadas para o continente asiático.

Coronavírus na Europa

A epidemia do coronavírus que se alastrou pela Itália, país com mais casos confirmados fora da Ásia, e afetou a produção do sétimo filme da franquia Missão: Impossível. O longa estrelado por Tom Cruise teria três semanas de gravações em Veneza, mas o plano teve de ser cancelado após alerta do governo italiano. Com a pausa nas gravações, o filme previsto para julho de 2021, pode sofrer adiamento.

Prevenção e sintomas 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu, pontou que a população mundial precisa adotar as medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir e evitar grandes aglomerações. O Brasil confirmou o seu primeiro caso nesta semana, em São Paulo, e investiga indícios de que esse número pode chegar a 300 novos pacientes. No DF, são cinco suspeitas.

Arte/Metrópoles Arte/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?