metropoles.com

Conheça Luiza Porto, a voz por trás de personagens da Disney e Netflix

A atriz e dubladora conta como é a rotina de uma dubladora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
PortoII-80
1 de 1 PortoII-80 - Foto: Divulgação

Talvez o nome Luiza Porto não seja familiar para todos, mas sua voz já foi ouvida por pessoas ao redor do país. Com 27 anos, a atriz já é atriz, cantora, dubladora e locutora. Neste ano, ela empresta sua voz à Bia, protagonista da novela homônima que estreou na Disney Channel, além de fazer parte do espetáculo teatral O Mágico de Ó, uma leitura brasileira do clássico Mágico de Oz voltada ao público infanto-juvenil.

Porto também deu voz a diversos personagens famosos da Disney e Nickelodeon; e já dublou personagens como Alice, de Once Upon a Time, a Mackenzie, de Os 13 Porquês, entre outros.

6 imagens
Luiza fez a dublagem de Alice (hoje Tilly), de Once Upon a Time
Além disso, Luiza também dublou Chiara, na série italiana Baby da Netflix
Também na Netflix, Luiza dublou Mackenzie, de Os 13 Porquês
Luiza gosta muito de fazer dublagem para desenhos, pois é amante deles
Ela conta que sempre acorda nos domingos pela manhã para assistir desenhos
1 de 6

A atriz está atualmente trabalhando no espetáculo O Mágico de Ó, que ela define como "uma forma de levar para o público infantil um show brasileiro com músicas autorais e roupagem nacional"

Divulgação
2 de 6

Luiza fez a dublagem de Alice (hoje Tilly), de Once Upon a Time

2017 American Broadcasting Companies, Inc.
3 de 6

Além disso, Luiza também dublou Chiara, na série italiana Baby da Netflix

Francesco Berardinelli/Netflix
4 de 6

Também na Netflix, Luiza dublou Mackenzie, de Os 13 Porquês

Divulgação
5 de 6

Luiza gosta muito de fazer dublagem para desenhos, pois é amante deles

Divulgação
6 de 6

Ela conta que sempre acorda nos domingos pela manhã para assistir desenhos

Divulgação

Em relação ao seu portfólio teatral, Luiza já viajou ao redor do Brasil com peças de teatro como Romeu e Julieta, Cuidado: Garoto Apaixonado, Pequena Sereia, Looney Tunes, Musical Zuzubalândia, Peter Pan Musical. Ela também fez parte do espetáculo O Alvo, realizado pela CIA do Bigode, da qual é co-fundadora.

Em entrevista ao Metrópoles, Luiza afirma que a criação de O Alvo veio da necessidade de discutir o bullying. “Depois de iniciarmos as apresentações e estarmos presentes nas escolas, que nós vimos como era necessário de fato falar sobre esse tema”, afirma a atriz. Ela ainda diz que, após trabalharem no primeiro espetáculo, sentiram a necessidade de continuar a história com uma segunda parte: O Alvo Hateclub. “A primeira trama[…] conta o acidente de Maria Cláudia pelo ponto de vista das agressoras que causaram o acidente”, explica Luiza. “Já na segunda parte, […] aprofundamos a questão do cyberbullying. […] Decidimos fazer no YouTube, pois sentimos essa necessidade”.

Foi assim que a CIA do Bigode começou a produzir conteúdo no YouTube, algo que Luiza afirma ser um trabalho pelo qual o grupo já tinha um desejo de aprender a fazer. “A parte mais legal é que sempre vai estar disponível na internet. Além disso, nós já somos mulheres adultas e não temos idade para fazer no audiovisual aquelas personagens. Quando começamos a levar o projeto para canais de TV isso era uma barreira; eles queriam O Alvo, mas não nosso elenco”, atesta.

Dublagem

Segundo Luiza, “a dublagem é mais um ramo do trabalho de um ator”. “É mais uma ferramenta, por isso é necessário ter frequentado uma escola de atuação, ter estudado, e depois se você se interessou pela dublagem deve se aprofundar nisso”, completa.

Porto conta que no curso de dublagem, o ator vem a entender como funciona a parte técnica do trabalho, o cotidiano de um dublador. “Seguimos uma convenção. Foram anos tentando regulamentar a nossa profissão, então por meio do curso de dublagem, você irá entender todas essas questões”, avalia

Para a atriz, alguns de seus maiores sonhos são relacionados às histórias que quer contar. “Existem alguns personagens icônicos que eu gostaria de interpretar. Mas eu acho que de fato o meu grande sonho como atriz é poder permear todos os lugares e formas de comunicação, desde o cinema, teatro, série, locução e dublagem”, revela.

Produção nacional

Em seu site oficial, Luiza também põe bastante ênfase na criação de versões brasileiras dos trabalhos dos quais participa. “É você assistir a um filme e não se perguntar se aquilo foi dublado ou não, porque faz todo o sentido. A forma como é falado, as referências usadas são nacionais”, ensina.

Ela ainda acredita que há uma lacuna a ser preenchida na produção artística para jovens, em especial no Brasil. De acordo com Luiza, falta investimento no público jovem. “Em alguns casos o essa faixa não paga ingressos, não são quem tem o poder da compra e, por essa razão, às vezes as empresas não se interessam em financiar esse tipo de espetáculo”, reclama. “Acho que, como sociedade, trata-se de um público com quem temos que dialogar, falar sobre todos os assuntos. Afinal, em caso contrário, cria-se um grande buraco entre o teatro jovem e o teatro adulto”, pontua.

Atualmente a produção brasileira tem crescido bastante, com serviços de streaming tal qual a Netflix dando um foco maior ao país. “Eu acredito que a ideia seja aumentar cada vez mais e fazer conteúdos com inteligência”, torce Luiza.

O chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, anunciou em abril deste ano que a plataforma estaria focando na produção de 30 séries e filmes no Brasil. Luiza acredita que ao incentivar jovens produtores nacionais, o país também incentiva o consumo de uma produção cultural que gera orgulho no brasileiro. “Além de criar oportunidades de trabalho para muita gente, esse é o quarto mercado que mais gera lucro para o país”, encerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?