Congresso dos EUA quer banir TikTok do país por suspeita de espionagem
O projeto foi apresentado pelo senador republicano Marco Rubio e pretende banir a rede chinesa TikTok dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O senador republicano Marco Rubio apresentou, na terça-feira (13/12), um projeto bipartidário para banir o TikTok dos Estados Unidos (EUA). A proposta quer proibir o uso da rede social chinesa com base na ideia de que ela seja usada para espionar os usuários estadunidenses.
De acordo com informações divulgadas pela Reuters, o gabinete do congressista afirmou que a nova lei bloquearia empresas de mídia da China, mas também da Rússia. Além de companhias que estivessem sob influência delas.
As suspeitas de que a rede social seria usada para espionagem começaram ainda no governo de Donald Trump, que tentou impedir que o aplicativo fosse baixado no país. No último mês, o diretor do FBI, Chris Wray, reforçou essa ideia.
Durante uma audiência, Wray informou que o TikTok levanta preocupações de segurança nacional e chegou a sugerir que o governo chinês pudesse controlar os dispositivos dos usuários por meio do serviço.
À Reuters, um porta-voz da rede criticou o comportamento dos políticos. “É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido promover, de forma política, a proibição, que não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA”, afirmou.