metropoles.com

X-Men na Disney: Fênix Negra fecha ciclo e abre transição dos mutantes

Filme estrelado por Sophie Turner estreia nesta quinta-feira (06/06/2019) nos cinemas do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Walt Disney/Divulgação
xmen-fenix-negra-2
1 de 1 xmen-fenix-negra-2 - Foto: Walt Disney/Divulgação

X:Men: Fênix Negra, com Sophie Turner (a Sansa de Game of Thrones) no papel da personagem-título, estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (06/06/2019), consolidando “o começo do fim” da franquia dos mutantes. Na verdade, trata-se apenas de um tchauzinho. Em abril de 2020, chegam Os Novos Mutantes. E, então, os super-heróis passam definitivamente a fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Ainda não se sabe, no entanto, como funcionará essa nova saga e quais super-heróis a conduzirão.

Quando a Disney acertou a compra da Fox, numa transação sem precedentes que custou US$ 71,3 bilhões, os dois filmes já estavam praticamente prontos, a caminho da pós-produção. O estúdio do Mickey mexeu bastante nos longas, sobretudo em Os Novos Mutantes, cujo lançamento chegou a ser especulado apenas em streaming.

5 imagens
A Fênix Negra: será que Sophie Turner continuará na franquia após o filme?
Jean Grey ao lado da personagem de Jessica Chastain, que tenta manipular a Fênix Negra
Fênix Negra encerra o eixo principal da saga dos X-Men, composto por sete filmes. A franquia, ao todo, tem 13, contando com Os Novos Mutantes
Pôster de Fênix Negra
1 de 5

Mutantes combalidos após os eventos de Apocalipse (2016)

Walt Disney/Divulgação
2 de 5

A Fênix Negra: será que Sophie Turner continuará na franquia após o filme?

Walt Disney/Divulgação
3 de 5

Jean Grey ao lado da personagem de Jessica Chastain, que tenta manipular a Fênix Negra

Walt Disney/Divulgação
4 de 5

Fênix Negra encerra o eixo principal da saga dos X-Men, composto por sete filmes. A franquia, ao todo, tem 13, contando com Os Novos Mutantes

Walt Disney/Divulgação
5 de 5

Pôster de Fênix Negra

Walt Disney/Divulgação

Com Alice Braga no papel de Cecilia Reyes, mentora dos heróis adolescentes, e as jovens estrelas Maisie Williams (Game of Thrones) e Anya Taylor-Joy (Fragmentado) no elenco, o título surgiu como o primeiro capítulo de uma possível trilogia. O plano foi logo soterrado e, obviamente, ajustes precisaram ser feitos para rearrumar a história. A estreia, em 2020, deve acontecer quase dois anos após a data inicialmente planejada pela Fox.

Jean Grey contra o mundo
A transição forçada dos mutantes da Fox para a Disney começa de vez em Fênix Negra, trabalho de estreia de Simon Kinberg (produtor de X-Men e criador da série animada Star Wars Rebels) como diretor. Continuação direta dos eventos de Apocalipse (2016), ambientado em 1983, o filme busca consertar o que deu tão errado em O Confronto Final (2006), a primeira adaptação da persona destrutiva de Jean Grey.

Como Dias de um Futuro Esquecido (2014) resetou a linha do tempo, nada como tentar mais uma vez. Em missão espacial, um incidente expõe Jean a estranhas forças cósmicas. De volta à Terra, as consequências se provam aterradoras quando os poderes telecinéticos da mutante se manifestam de forma incontrolável.

Fox/Divulgação
Famke Janssen no papel de Jean Grey/Fênix Negra em O Confronto Final (2006)

Linha do tempo da franquia
Estabelecida quase uma década antes da febre chamada MCU, a franquia dos X-Men foi a primeira grande experiência de Hollywood no mundo das histórias em quadrinhos compartilhadas. Tanto que, para alguns, a saga talvez pareça até um tanto confusa.

Após a trilogia principal, formada por X-Men (2000), X-Men 2 (2002) e X-Men: O Confronto Final (2006), o universo tomou outro rumos. Voltou ao passado em X-Men Origens: Wolverine (2009) e X-Men: Primeira Classe (2011). Hugh Jackman, estrela e fio condutor das tramas, ganhou novas ramificações solo em Wolverine (2o13) e Logan (2017).

A linha do tempo foi completamente remexida e reorganizada em Dias de um Futuro Esquecido (2014), com Wolverine viajando aos anos 1970 para evitar um futuro fim de mundo. Apocalipse (2016) acompanha versões oitentistas dos heróis contra o ancestral egípcio En Sabah Nur, um dos primeiros mutantes de que se tem notícia.

A Fox encontrou farto material de spin-off para explorar no desbocado anti-herói Deadpool (Ryan Reynolds), cujos dois filmes, lançados em 2016 e 2018, representam as maiores bilheterias da franquia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?