They Shall Not Grow Old: documentário estreia no Festival de Londres
Produção reúne material inédito para marcar um século do término do conflito
atualizado
Compartilhar notícia
Peter Jackson, diretor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, prepara para outubro seu novo filme: o documentário They Shall Not Grow Old, produção sobre a Primeira Guerra Mundial que marca um século do término do conflito. Estreia em 16/10, no 62º Festival de Londres.
De acordo com o British Film Institute (BFI), organização responsável pelo evento, o cineasta neozelandês reuniu depoimentos antigos feitos por veteranos e material inédito sobre a guerra. As imagens foram colorizados e convertidos para o formato 3D. Arquivos do Imperial War Museums e áudios do acervo da BBC foram utilizados na estruturação do longa.
Vencedor de três estatuetas do Oscar por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), o cineasta promete um olhar aprofundado sobre o conflito. “Quis atravessar a névoa do tempo e trazer esses homens para o mundo moderno, para que eles recuperem sua humanidade mais uma vez. Ao usar o poder da computação para apagar as limitações técnicas de um cinema centenário, podemos ver e ouvir a Primeira Guerra como eles a viveram”, disse ao site do BFI.
O documentário é o primeiro trabalho de Jackson desde O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014), último capítulo de sua segunda trilogia inspirada nos livros de J.R.R. Tolkien. Seu próximo projeto deve ser a sequência de As Aventuras de Tintim (2011), Os Prisioneiros do Sol, ainda sem data de estreia.