metropoles.com

Sucesso de Snyder Cut aumenta pressão por novas versões de heróis

Após o triunfo da nova versão de Liga da Justiça, David Ayer e outros cineastas batalham pela distribuição de suas versões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
david ayer suicide squad
1 de 1 david ayer suicide squad - Foto: null

Os chamados “cortes do diretor” não são exatamente uma novidade no mercado cinematográfico. Clássicos como O Exorcista (1973) e Blade Runner (1982) ganharam novas versões sob a perspectiva criativa que seus cineastas imaginavam para as obras e abriram as portas para novos lançamentos de diversos longas. Recentemente, após deixar a produção em andamento por conta de problemas familiares, Zack Snyder mobilizou seus fãs e dos quadrinhos da DC Comics e, após quatro anos, conseguiu lançar sua versão de Liga da Justiça (2017) no HBO Max. Apesar de ter dividido a crítica, o Snyder Cut foi um sucesso de público e bateu recorde de vendas.

Com um mercado bastante inflacionado – principalmente pelo imenso sucesso da Marvel nos cinemas – os diretores de filmes de heróis são os que mais tem buscado apoio dos internautas para conseguirem lançar novas versões de seus filmes. O principal deles é David Ayer, cineasta responsável por Esquadrão Suicida (2016).

6 imagens
David Ayer é um deles. Ele foi responsável por Esquadrão Suicida (2016)
Do diretor David Ayer, o filme foi bastante criticado
E ficou com nota 6 no IMDB, além de 26% de aprovação no Rotten Tomatoes
Os fãs pedem um Ayer Cut no HBO Max
O Esquadrão Suicida estreou nos cinemas na quinta (5/8)
1 de 6

Liga da Justiça de Zack Snyder

Divulgação
2 de 6

David Ayer é um deles. Ele foi responsável por Esquadrão Suicida (2016)

3 de 6

Do diretor David Ayer, o filme foi bastante criticado

Divulgação
4 de 6

E ficou com nota 6 no IMDB, além de 26% de aprovação no Rotten Tomatoes

Divulgação
5 de 6

Os fãs pedem um Ayer Cut no HBO Max

Divulgação
6 de 6

O Esquadrão Suicida estreou nos cinemas na quinta (5/8)

Com diversas críticas negativas, os fãs se movimentam nas redes sociais desde a estreia do longa para um novo lançamento. O diretor, inclusive, já busca um relançamento de Esquadrão Suicida desde que surgiram os primeiros movimentos a favor da divulgação do Snyder Cut, mas, após o sucesso do colega de Warner/DC, o cineasta aumentou o burburinho para a divulgação de seu corte do longa.

Em entrevista recente à revista Entertainment Weekly (EW), Ayer se mostrou confiante para um possível lançamento do “Ayer Cut”. “É frustrante porque eu fiz um drama realmente sincero e ele foi feito em pedaços. Eles tentaram transformá-lo em Deadpool, o que simplesmente não era para ser”, disse.

“E então você leva o golpe, você é o capitão do navio, meu nome estava nele. Mesmo que não representasse o que eu realmente fiz, eu pegaria todas as balas e seria um bom soldado. Fiz um filme incrível. É um filme incrível”, completou o diretor.

Força das redes sociais

Apesar da Warner Bros. já ter passado o comando do projeto para James Gunn (Guardiões da Galáxia) – veja o trailer do reboot – os fãs continuam esperançosos para um possível Ayer Cut nos moldes de Liga da Justiça, no HBO Max, e fizeram diversas campanhas nos últimos dias – o que pode surtir efeito de acordo com o pesquisador da Universidade Católica de Brasília (UCB) Alexandre Kieling.

“O que há de novo nesse frenesi dos fandoms? É a velocidade de interação entre eles e as estruturas de produção cinematográficas em razão das mídias e das redes sociais. As produtoras usam de todas as estratégias para engajar seus públicos e as novas tecnologias”, afirma.

Segundo o especialista, esse fenômeno aumenta a pressão imediata sob os estúdios. Ele explica que a indústria sempre soube lidar com esse comportamento, mas que ainda precisa aprender a negociar neste novo formato das redes sociais. “Na cultura da participação, os fandoms se sentem parte do processo. As produtoras chamaram o público para dançar e agora não podem mais suspender o baile. A interação e participação não tem volta”, encerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?