Sucesso de público, filme Bacurau tem sessões lotadas no Cine Brasília
Longas filas marcam exibições do longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles no único cinema público da capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
Filme pernambucano alçado à categoria de um dos grandes acontecimentos culturais do ano no Brasil, Bacurau tem sido fenômeno no Cine Brasília, único cinema público do Distrito Federal. Com filas enormes e sessões lotadas, o longa, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes 2019, contabiliza 4.360 ingressos comercializados até esta quarta (11/09/2019).
A sala tem capacidade para receber 607 pessoas e exibe produções alternativas a preços populares – R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada), à venda somente em dinheiro.
Oi, @kmendoncafilho. Só pra te falar q Bacurau é maravilhoso! Após dois dias fechado (segunda e terça), hoje a fila pra ver o seu filme tava dando volta no Cine Brasília. Estamos indo pra 3° semana em cartaz aqui na capital. ??? pic.twitter.com/UZtHSD3vZJ
— Remer (@viniremer) September 12, 2019
Entrando na terceira semana em cartaz – estreou em 29/08/2019 –, o longa de Kleber Mendonça Filho (Aquarius, O Som ao Redor) ultrapassou nesta semana a barreira de 300 mil espectadores no país. Aquarius (2016), filme anterior de Mendonça Filho, levou 360 mil pessoas aos cinemas.
Memes e divulgação pesada
O burburinho em torno de Bacurau não acontece à toa. Além de equilibrar comentário social e gêneros diversos de cinema (ação, suspense, aventura e faroeste, com referências a diretores como John Carpenter e George Miller), entrando imediatamente no imaginário pop nacional, o longa tem contado com divulgação pesada em mídias diversas, sobretudo a internet.
Os diretores deram entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, rodaram várias cidades do país participando de pré-estreias e debates ao lado de membros do elenco e da produção e são bastante ativos nas redes sociais, sobretudo Mendonça Filho, seguido por mais de 37 mil pessoas no Twitter.
Como o filme caiu nas graças de boa parte do público, a produção de memes não para na internet. Já há até perfil “oficial” dedicado a louvar cenas e personagens de Bacurau, como o guerrilheiro não-binário Lunga, vivido por Silvero Pereira.