Star Wars Day: 3 maneiras de celebrar a galáxia muito, muito distante
O dia 4 de maio, batizado de “may the 4th be with you” pelos fãs, virou uma espécie de feriado não-oficial. Veja maneiras de celebrar a data
atualizado
Compartilhar notícia
O Star Wars Day passa longe do status de um feriado oficial — ninguém deixa de trabalhar no dia 4 de maio (será?) –, mas é uma dessas datas comemorativas de alcance universal.
Desfiles de cosplay, maratona de filmes, receitas temáticas ou o simples ato de sair de casa usando uma camiseta inspirada nas guerras galácticas. Talvez nenhuma data reúna tanta gente em torno de um mesmo produto da cultura pop quanto o 4 de maio, o Star Wars Day.
Mesmo o fã mais relapso da saga conhece o trocadilho que inspirou as celebrações do 4 de maio: “may the force be with you” (“que a força esteja com você”) gerou “may the 4th (4 de maio) be with you”. De 2011 em diante, o dia passou a abrigar celebrações gigantescas mundo afora — várias delas credenciadas pelas Lucasfilm e, a partir de 2012, pela Disney, dona da franquia desde então.
As origens, segundo a própria Lucasfilm, envolvem a própria popularidade de Star Wars. Em 4 de maio de 1979, Margaret Thatcher tomou posse como a primeira-ministra do Reino Unido. Conta-se que seu partido encomendou um anúncio no jornal “London Evening News”. A mensagem dizia: “May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations”.
Crie novas maratonas de “Star Wars”
As maneiras mais práticas de “maratonar” “Star Wars” seguem a linha do tempo da história (do “Episódio I – A Ameaça Fantasma” em diante) ou a ordem em que os filmes foram feitos (primeiro trilogia clássica, depois trilogia de prelúdio).
Outro jeito bastante conhecido é ver “Uma Nova Esperança” (1977) e “O Império Contra-Ataca” (1980), desbravar a trilogia 1999-2005 e finalizar com “O Retorno de Jedi” (1983). Mas os novos episódios produzidos pela Disney enriquecem as possibilidades.
Além da nova trilogia catapultada por “O Despertar da Força” (2015), há os tais filmes de antologia: histórias que se encaixam entre um episódio e outro, como “Rogue One” (2016), no limite entre “A Vingança dos Sith” (2005) e “Uma Nova Esperança”. É tanto filme que vale até uma maratona livre: na base do sorteio.
Faça receitas inspiradas na galáxia muito, muito distante
Sim, você pode comemorar o Star Wars Day na cozinha, com quitutes parecidos com os que vemos nos filmes. Sobram livros, formas de cupcakes e utensílios gastronômicos que podem ajudar na empreitada.
Explore o universo expandido: livros, games, desenhos
Muitos fãs alegam que a compra da Lucasfilm pela Disney matou o universo expandido, um caldeirão que envolve quadrinhos, livros, games, desenhos, fanfics e jogos de tabuleiro.
Quando o estúdio adquiriu a saga e anunciou novos longas, ficou definido o que pertence ao cânone oficial: os filmes, a animação “Star Wars: A Guerra dos Clones” (2008) e a série animada de mesmo título exibida entre 2008 e 2014.
Ainda assim, vale espiar o universo expandido com carinho. No Brasil, a literatura disponível mais recente vem sendo publicada pela Aleph, com personagens e histórias paralelas aos filmes. Entre os desenhos, “Star Wars Rebels”, no melhor estilo “Rogue One”, explora o hiato entre os episódios III e IV.
Nos games, “Battlefront” foi lançado quase como um extra de “O Despertar da Força”, misturando personagens, planetas e linhas do tempo da franquia. O segundo jogo (trailer acima) promete preencher a lacuna do título anterior com um esperado modo história, mais um tijolinho no enorme universo expandido de Star Wars.