metropoles.com

Retrato de Uma Jovem em Chamas vai abrir o Festival Mix Brasil

O diretor canadense Xavier Dolan é um dos destaques da seleção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mix Brasil/Divulgação
Mix-Brasil1
1 de 1 Mix-Brasil1 - Foto: Mix Brasil/Divulgação

Em maio, Retrato de Uma Jovem em Chamas recebeu a Queer Palm, a “Palma de Ouro gay”, e o prêmio do júri para o melhor roteiro. Em um ano em que a seleção de Cannes abrigava obras como o sul-coreano Parasita, de Bong Joon-ho, que venceu a competição, e o brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Retrato alcançou verdadeira consagração. Não foram poucos os críticos, especialmente de língua inglesa, que o consideraram a obra-prima da 72.ª edição do festival.

Céline Sciamma dirige Noémie Merlant e Adèle Haenel na história que se passa no século 18. Uma pintora é contratada para fazer o retrato de noiva que recusa a honraria. O quadro lhe será ofertado no casamento – que ela não deseja. A ideia é pintar sem necessidade de posar, mas a futura noiva percebe. Aproximam-se. Elas têm um tórrido relacionamento, em uma época em que a homossexualidade feminina ainda era difícil de estudar, mas com certeza era motivo de fortes penitências por parte da religião. É o quinto filme de Céline, que o encara numa perspectiva contemporânea. Retrato de Uma Jovem em Chamas abre nesta quarta, 13, no Auditório Ibirapuera, o 27.º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Desde a origem, a diversidade sexual tem sido o tema do evento, mas não apenas. Cada vez mais o Mix Brasil abriga a diversidade racial, social, de gênero. Até a quarta, 20, o festival deve apresentar, de graça, 110 filmes, peças, shows e games de temática LGBT em espaços como CineSesc, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cine Olido, Espaço Itaú Augusta, MIS e Centro Cultural da Diversidade.

Da programação de Cannes virá outra atração – o novo filme de Xavier Dolan, Matthias e Maxime. Outros destaques – Até Que o Pornô nos Separe, de Portugal, é sobre mãe conservadora que descobre que seu menino virou astro pornô; E Então Nós Dançamos, de Levan Akin, pré-candidato da Suécia a uma vaga no Oscar; e Port Authority, de Danielle Lessovitz, com produção de Rodrigo Teixeira.

Brasileiros? Há muitos, que vão desde o documentário premiado de Emilia Silveira, Tente Entender o Que Tento Dizer, sobre portadores de HIV, até a ficção de Marcelo Gotardo, Seus Olhos e Seus Ossos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?