Quem é R.M.F em Tipos de Gentileza? Entenda o “mistério” do filme
Após o sucesso de Pobres Criaturas, o polêmico diretor Yorgos Lanthimos está de volta às telonas de cinema com Tipos de Gentileza
atualizado
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Apesar do título, a mais recente obra do diretor Yorgos Lanthimos, Tipos de Gentileza, não é nada gentil – seja pelo estilo surreal e perturbador da montagem e da direção, ou o enredo que explora a parte negativa das relações sociais. O filme é dividido em três histórias distintas, em que cada narrativa é uma fábula sobre o controle absoluto e as relações tóxicas.
As histórias estrelam o mesmo grupo de atores — Emma Stone, Jesse Plemons, Margaret Qualley, Willem Dafoe, Hong Chau, Mamoudou Athie e Joe Alwyn — que interpretam diferentes papéis em cada capítulo. Mas, há um personagem em comum: misterioso R.M.F, que intitula todos os segmentos e simboliza a submissão ao poder alheio.
Difente de Pobres Criaturas, sucesso de bilheteria e crítica de Yorgos, que rendeu um Oscar de Melhor Atriz a Stone, a mensagem de Tipos de Gentileza não é tão positiva e explora aspectos mais polêmicos com toques de surrealismo, elementos presentes em obras mais antigas do diretor, como A Lagosta.
Caso você tenha ficado confuso com Tipos de Gentileza, separamos algumas questões que podem te ajudar a entender o filme.
3 em 1
O enredo do filme não é linear: é separado em três histórias distintas. primeira, The Death of R.M.F (A morte de R.M.F, em português) segue um homem cuja rotina de vida é pré-determinada pelo personagem de Willem Dafoe. O que comer e beber, o horário para ter relações sexuais e o pedido ainda mais estranho de colidir o seu automóvel contra o de um estranho.
Na segunda história, R.M.F is flying (R.M.F está voando), Jesse é um policial atormentado com o fato de que a esposa resgatada (Emma), após ser dada como desaparecida, não parece mais ser a mesma pessoa.
Na terceira história, R.M.F eats a sandwich (R.M.F come um sanduíche), Jesse e Emma participam da seita liderada por Willem na procura de uma pessoa que tenha poderes milagrosos de reerguer os mortos. Todas estas histórias, mal ou bem, estão relacionadas com o misterioso R.M.F. (que intitula todos os segmentos).
Afinal, quem é R.M.F.?
O personagem R.M.F. permeia todas as três histórias, além de dar nome a elas. Em contraste aos restantes do elenco, R.M.F., interpretado por Yorgos Stefanakos, amigo do diretor, aparece em todos os segmentos do filme, sempre como o mesmo personagem, embora de forma secundária.
Em A Morte de R.M.F., ele é morto como expiação por sua desobediência ao chefe. Já em R.M.F. está voando, o personagem é o piloto que resgata (Emma Stone), o que desencadeia as paranóias do marido dela, que dão início à trama. Por fim, em R.M.F. come um sanduíche, ele é um cadáver que é trazido de volta à vida em um teste final para provar que Ruth (Margaret Qualley) é a curandeira messiânica que o culto estava procurando.
Aliás, uma curiosidade interessante é que ele é o primeiro personagem a ser apresentado e o último a ser visto em cena.
Por que é dividido?
Tipos de Gentileza segue a proposta de um filme antológico, que são longas-metragens divididos em narrativas menores e distintas, geralmente unidas por um tema comum. No caso, o que une as histórias é o questionamento do abuso nas relações interpessoais, onde as ‘gentilezas’ mascaram aspectos de crueldade.
Qual é a mensagem do filme
Tipos de Gentileza explora a noção de controle e um senso distorcido de amor, revelando até onde os personagens estão dispostos a ir para manter esse amor, mesmo que seja abusivo. Robert, Liz e Emily tentam desesperadamente manter a conexão com aqueles que detêm algum poder sobre eles, acreditando, possivelmente, que amam seus respectivos dominadores. O filme mostra o quão destrutivas essas relações podem ser e os perigos de permanecer nesse ciclo.
O título do filme, Tipos de Gentileza, contrasta diretamente com o conteúdo das histórias. A obra não trata de gentileza, seja para com os outros ou consigo mesmo. Nenhum dos personagens demonstra verdadeira bondade; talvez, na melhor das hipóteses, seja como eles percebem o tratamento que recebem daqueles que os dominam. O filme, com sua estranheza característica, adota uma perspectiva niilista sobre o mundo e as ações humanas, onde cada personagem age em benefício próprio em troca de uma espécie distorcida de gentileza, sempre condicionada e nunca livremente dada. Isso nos faz questionar o que realmente significa ser gentil em um mundo que parece desprovido de gentileza genuína.