metropoles.com

Quem é Edilásio Barra? Conheça o novo diretor da Ancine

Colunista social, ele apresentou por muito tempo e programa VIP e tentou entrar na política em 2012

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Tutuca
1 de 1 Tutuca - Foto: Divulgação

Nascido em Belém em 1963 e radicado no Rio de Janeiro ainda na infância, Edilásio Santana Barra Júnior, também conhecido como Tutuca, é jornalista, apresentador de TV, já trabalhou como figurante em novelas e programas de TV, é empresário na área de eventos e pastor.

E Tutuca é, desde quarta-feira (23/10/2019), superintendente de Desenvolvimento Econômico da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Seu nome foi anunciado agora, mas ele tem passado, desde o início do ano, por cargos na área da cultura do governo federal. Segundo a Coluna do Estadão, Edilásio Barra é aliado do deputado federal Éder Mauro (PSD-PA), por sua vez próximo do presidente Jair Bolsonaro.

A direção que Tutuca assume é responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual, que, em 2018, investiu cerca de R$ 800 milhões no mercado brasileiro — o principal instrumento de fomento direto do audiovisual no país.

Trajetória

Filho de Edilásio Barra, que foi empresário de artistas como Waldik Soriano, Alcione, Agepê e Vanusa, entre outros, ele se formou em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso em 1984. Um ano depois, fez sua primeira novela – ele foi figurante em Roque Santeiro, exibida pela TV Globo entre 1985 e 1986.

Em 2011, fundou a Igreja Continental do Amor de Jesus, que não existe mais. E em 2012 tentou entrar para a política. Sua candidatura a vereador do Rio de Janeiro pelo PSD, porém, não emplacou: ele recebeu apenas 714 votos.

Em seu currículo no Linkedin, ele diz ainda que fez pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes entre 2003 e 2004 e que é, desde março de 2018, diretor comercial da Vip Consultoria e Marketing e, desde março de 2000, diretor da VIP Produções Artísticas. É também, ainda segundo seu currículo no Linkedin, desde 2000, “empresário” na VIP Empreendimentos Artísticos. VIP é o nome do programa que ele apresentou na CNT e RedeTV! ao longo de uma década e que lhe rendeu o apelido de Amaury Jr. Carioca.

“Na área comercial devido ao grande sucesso do Programa VIP gerenciamos algumas empresas na relação institucional com o mercado, na área de novos negócios desde a implantação até instalação de novas empresas e lançamento de novos produtos. Na área de marketing e publicidade realizo assessorias em algumas empresas de atacado e varejo, shopping centers e de políticos realizando campanhas políticas (vereador, prefeito,dep, estadual, federal,governador, senador) em todo Brasil. Na área de eventos corporativos produzimos toda a logística desde da contratação do buffet, decoração, palco, iluminação, som, dj’s , cantores, atores e banda para melhor realização do evento. Enfim entregamos o evento pronto”, explica no currículo.

Na televisão

Na TV, onde começou como dançarino, atuou ainda como diretor de Rio de Prêmios, exibido pela TV Record, e do programa de esporte Copa Super 7, da RedeTV!. Apresentou o programa Café Sucata Show e passou, antes, segundo já relatou, por produções como Trapalhões, Viva o Gordo, A Praça é Nossa, Pirlimpimpim 1 e Pirlimpimpim 2.

Atualmente, Edilásio tem aparecido mais em vídeos ligados do governo de Jair Bolsonaro. Em um vídeo caseiro postado no YouTube em fevereiro, o jornalista apresenta o novo canal TV EB, um “canal de direita, preservando os bons costumes, respeito à família, honrando pai e mãe”. Em outro vídeo, ele diz que o objetivo do canal é “divulgar tudo o que for da direita para endireitar o nosso País”. Na página do canal no YouTube é possível ver, ainda, um vídeo feito no Natal de 2016, quando Edilásio foi à casa de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?