metropoles.com

Quantumania: Homem-Formiga enfrenta Kang e desgaste da fórmula Marvel

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania marca o começo da Fase 5 no Universo Cinematográfico da Marvel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Homem-Formiga Vespa Quantumania
1 de 1 Homem-Formiga Vespa Quantumania - Foto: Divulgação

Seria difícil imaginar, para não dizer impossível, em 2015, que o Homem-Formiga ganharia uma projeção tão grande no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Mas, do lançamento do primeiro filme, até este Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, a partículas Pym fizeram efeito e o antes personagem desconhecido assume um protagonistmo inesperado.

Isso porque o filme, que estreia nesta quinta-feira (16/2) no Brasil, inaugura a fase 5 do MCU. E, para além das fronteiras do reino quântico e do multiverso, os novos longas têm o desafio de superar a críticas negativas e as bilheterias da (não tão aclamada) quarta sequência.

Em entrevista concedida ao Metrópoles, no fim de 2022, Peyton Reed – diretor dos três longas do super-herói – falou um pouco mais sobre a Fase 5. “A grande novidade será Kang, o Conquistador. Nos quadrinhos, ele foi um grande vilão. Estamos muito felizes de introduzi-lo no MCU”, apontou o cineasta.

Kang, vivido por Jonathan Majors, é de fato a grande aposta da nova fase: o personagem, que atravessa o multiverso, é o que seria o Thanos na sequência. Peyton Reed confirma essa intenção: “Acredito que o Kang é muito poderoso e tem as variantes. Ele possui planos para o multiverso”.

Recuperação da Marvel no Quantumania

Além de um novo supervilão, a fase 5 do MCU também precisa de uma recuperação – não é possível apontar para uma crise nos filmes de heróis, porém, é fato que os longas e séries lançados na última sequência não tiveram os resultados esperados. Apenas Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheterias e, para os padrões Marvel, longas como Eternos e Shang-Chi podem ser considerados fracassos. Adjetivo antes ignorado pelo estúdio.

No entanto, há fatores atenuantes. A Fase 4 foi lançada em meio à pandemia de Covid-19, que diminuiu drasticamente os números do cinema. Em contrapartida, a China, que adotou política restritiva em relação ao vírus, vetou alguns lançamentos da Marvel, o que também impactou as bilheterias.

E a críticas?

Homem-Formiga e Vespa: Quantumania será exibido na China – segundo o Deadline, o longa teve pré-venda no país estimada em US$ 270 mil. Porém, além das bilheterias, a Marvel precisa convencer os críticos. Para boa parte da mídia especializada, a Fase 4 teve até seus momentos, mas é a mais fraca desde o início do MCU.

“Controle de qualidade é importante – mesmo que a indústria dos super-heróis virando um rolo compressor comercial seja muito atrante para os que concordam com Martin Scorsese [diretor que diz que Marvel não é cinema]. Porém, falar em crise, ainda acho prematuro”, escreveu Ryan Faughnder, no Los Angeles Times.

Até o momento, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania aparece com 53% de aprovação no Rotten Tomatoes – site que reúne as críticas em lingua inglesa. Trata-se da 3ª pior estreia da Marvel desde o início do MCU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?