metropoles.com

“Publi” de luxo, Air usa tênis para contar história de Michael Jordan

Air: A História por Trás do Logo, sobre a criação de tênis da Nike, chega aos cinemas em 5 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warner/Reprodução
Tênis Air Jordan no filme Air: A História por Trás do Logo - Metrópoles
1 de 1 Tênis Air Jordan no filme Air: A História por Trás do Logo - Metrópoles - Foto: Warner/Reprodução

Imagine seu produto em um comercial de 2 horas estrelado por Matt Damon, Ben Affleck e Viola Davis. Este é um resumo provocativo de Air: A História por Trás do Logo, filme sobre a criação do tênis para Michael Jordan, lenda do basquete, que mudou a história da Nike.

O Metrópoles assistiu ao longa-metragem antes do lançamento, em 5 de abril. Obviamente, o enredo tem outros elementos marcantes; entretanto, não vai muito além da história de um calçado.

4 imagens
Warner Bros. divulga trailer de filme sobre a criação da Air Jordan
Michael Jordan em jogo do Chicago Bulls
Michael Jordan em jogo do Chicago Bulls
1 de 4

Tênis Air Jordan no filme Air: A História por Trás do Logo - Metrópoles

Warner/Reprodução
2 de 4

Warner Bros. divulga trailer de filme sobre a criação da Air Jordan

Divulgação
3 de 4

Michael Jordan em jogo do Chicago Bulls

Sporting News via Getty Images
4 de 4

Michael Jordan em jogo do Chicago Bulls

Mitchell Layton/Getty Images

O que, afinal, uma produção que deveria passar no intervalo do Super Bowl, o mais caro da TV norte-americana, está fazendo nos cinemas? Como na publicidade, uma história bem contada atrai consumidores, e o filme tem qualidades que prenderão o espectador na telona ou no streaming (entrará para o catálogo do Prime Video).

A começar pelo protagonista inusitado. Não, não é Matt Damon, olheiro de basquete universitário que consegue trazer Michael Jordan para a Nike. Nem Ben Affleck excêntrico CEO da multinacional que mescla capitalismo selvagem com doses de zen budismo.

O personagem principal de Air batiza o filme: o tênis Air Jordan, que aparece apenas na última parte do longa, quando o protótipo do calçado é criado para convencer os pais de Jordan a assinarem com a Nike, e não com a Converse ou a Adidas (líderes no basquete em 1984, ano em que o filme é ambientado).

Air recorta uma das etapas mais importantes da biografia de Michael Jordan sob o prisma de um tênis, até porque o atleta praticamente não aparece. Quando precisou estar em cena, foi interpretado por um dublê (Damian Young), com apenas uma fala, e por telefone: “Alô?”.

Contar a história de Michael Jordan sem Jordan é, talvez, um dos pontos mais curiosos do longa-metragem, e tem explicação. Os pais da então promessa do basquete encabeçam as negociações com a Nike, sobretudo a mãe, vivida brilhantemente por Viola Davis. O jogador dá as caras somente nas imagens reais, de arquivo.

Com um enredo manjadíssimo, Air mostra a saga do funcionário de empresa que tem uma ideia genial e é desacreditado por todos, mas acredita no seu feeling (e Sonny tem um feeling tão aguçado que poderia ser chamado de “Márcio Sensitivo”) e dá a volta por cima.

O público já conhece esta história em produções como Jobs, sobre a Apple, ou A Rede Social, sobre o Facebook. Não coincidentemente, filmes sobre marcas. A trama dá o tom heroico aos bastidores do capitalismo, muito piores na vida real.

Contudo, a construção batida gera entretenimento. Vale destacar a ambientação quase perfeita dos anos 1980, do figurino à cenografia, passando pela trilha sonora (Air já começa com Money For Nothing, de Dire Straits, e também é embalado por Run DMC e Bruce Springsteen, entre outros artistas).

Jason Bateman (Ozark), Chris Tucker (A Hora do Rush) e Marlon Wayans (As Branquelas) completam o time principal de Air, um filme que não tem vergonha de ser um “publi” de luxo. Porque, como os personagens repetem, um tênis é só um tênis, até que alguém o calce. Valores à parte, o Air Jordan tem seu valor na história.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?