metropoles.com

Podcast Cinema Brasileiro faz trilha de comentários para Limite

Lino Meireles e Ciro Marcondes apresentam uma experiência com Limite, filme de Mário Peixoto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cena em preto e branco do filme Limite - Metrópoles
1 de 1 Cena em preto e branco do filme Limite - Metrópoles - Foto: Reprodução

O novo episódio do podcast Cinema Brasileiro aborda um dos filmes mais cultuados do país. Limite, produção de Mário Peixoto lançada em 1931, é alvo de uma experiência do diretor e produtor Lino Meireles e do professor Ciro Marcondes.

Ícone do cinema experimental e mudo nacional, Limite já foi, diversas vezes, eleito o melhor filme brasileiro de todos os tempos. No podcast, os dois convidados gravam uma trilha comentada da produção, cena a cena.

“Vi Limite pela primeira vez em sala de aula. Achei chatíssimo. Por mais de 10 anos, até tive a impressão de que era um filme de três horas de duração”, comenta Lino Meireles. “O filme está no YouTube e já existe muito escrito sobre ele, mas a oportunidade de oferecer uma trilha de comentário que acompanha o filme me pareceu algo muito útil a ser acrescentado à discussão”, completou.

Ciro Marcondes elogia a experiência e entende que é uma forma de valorizar ainda mais a obra.

“Conhecer um pouco mais sobre o contexto técnico do filme, a história do diretor, Mário Peixoto, e, é claro, a dimensão interpretativa do filme ajuda a desvendar os mistérios que cercam essa produção tão enigmática do cinema brasileiro”, comenta o professor.

Filme enigmático

Limite virou um mito do cinema nacional, tanto pelo sucesso quanto pela polêmica que causou. O longa ganhou restauração em 2011, por meio de uma parceria entre a Cinemateca Brasileira e a World Cinema Foundation, organização de Martin Scorsese.

Em 2007, Walter Salles (Central do Brasil e Ainda Estou Aqui) apresentou uma versão restaurada do filme em Cannes. De acordo com o diretor, “Mário Peixoto era um mestre do cinema poético”.

O longa mostra duas mulheres e um homem que relembram o passado, em um barco à deriva. Uma das mulheres escapou da prisão; a outra estava desesperada; e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?