metropoles.com

Piedade, com Fernanda Montenegro, abre o 52º Festival de Brasília

Cauã Reymond e Matheus Nachtergaele também estão na produção de Claudio Assis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Peidade
1 de 1 Peidade - Foto: Divulgação

A primeira noite do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será dominada pelo talento feminino. O evento cinematográfico mais importante da capital exibe, neste sábado (23/11/2019), Piedade, filme que marca o retorno do veterano cineasta Claudio Assis à tela do Cine Brasília. O realizador é conhecido por empunhar discurso polêmico e pela criação de um imaginário cinematográfico igualmente provocador.

A égide da polêmica também deve permear o quinto longa-metragem da carreira do pernambucano e traz a atriz Fernanda Montenegro como a protagonista Carminha, dona de um quiosque de praia que tem a vida devassada pela chegada de um empresário paulista. Os famosos tubarões que povoam o litoral do Recife são utilizados, na narrativa, como metáfora dos políticos brasileiros.

O título conta com mais nomes fortes no elenco, além de Fernandona. Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos acumulam participações nos filmes anteriores do diretor em parceria artística antiga. Nachtergaele, inclusive, deve protagonizar cena íntima ao lado do ator Cauã Reymond (no papel de um dono de cinema pornô) em informação vazada durante a produção do filme.

O longa-metragem de Pernambuco também pode marcar o desempate entre diretores vencedores do Festival de Brasília disputado entre Claudio Assis e Júlio Bressane. Assis acumula três vitórias de melhor filme com Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Big Jato (2015). Enquanto Bressane levou o troféu Candango de melhor filme em 1997, 2003 e 2007 com Miramar, Filme de Amor e Cleópatra, respectivamente.

Grandes mulheres, narrativas curtas

Qualquer filme que traga o nome da atriz, cantora e poetisa Elisa Lucinda nos créditos vale a atenção do público. Lucinda é conhecida por desmistificar a declamação poética usando linguagem coloquial e trazendo o lirismo para perto do público. Alfazema é curta-metragem que abre a competição de curtas e pode significar um bom presságio da mostra competitiva deste ano.

Elisa Lucinda não é o único nome forte da produção que narra os desenlaces de uma “noite carnavalesca com um boy”. Shirley Cruz, Bruna Linzmeyer, Bianca Joy Porte, Victor Albuquerque e a diretora do curta, Sabrina Fidalgo, encarnam personagens nesta trama de ficção.

A animação Carne completa a programação da primeira noite competitiva. Dirigido por Camila Kater, a película debate o machismo e predominância masculina utilizando como metáfora os vários estados de cozimento da carne. Tem no elenco de vozes femininas, a presença da veterana atriz Helena Ignez. A película ganhou menção especial do Júri Jovem no Festival de Locarno, na Suíça.

52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Exibição dos curta-metragens Alfazema e Carne e do longa-metragem Piedade, às 20h30, no Cine Brasília. Ingressos podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do local. Conferir a classificação indicativa de cada sessão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?