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Petra Costa estreia filme sobre influência de pastores na política

Diretora do aclamado Democracia em Vertigem, Petra Costa lançou Apocalipse nos Trópicos durante a programação do Festival do Rio

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Petra Costa, cineasta - Metrópoles
1 de 1 Petra Costa, cineasta - Metrópoles - Foto: Steve Granitz/WireImage

Rio de Janeiro (RJ) — A diretora de Democracia em Vertigem, Petra Costa apresentou seu novo documentário Apocalipse nos Trópicos, durante a programação do Festival do Rio. Ovacionado na última edição do Festival de Veneza, o trabalho investiga a crescente influência exercida por líderes religiosos na política no Brasil,  mergulhando nas contradições de uma jovem democracia.

Em entrevista ao Metrópoles, Petra aponta que projeto serve como um alerta sobre a influência que certos líderes religiosos exercem sobre a política.

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Antes da indicação ao Oscar 2020, o filme de Petra Costa participou de vários eventos importantes. Passou em Sundance e foi indicado a  premiações-chave de documentários, como Gotham Awards, CPH:DOX, Critics' Choice e International Documentary Association. Ainda terminou o ano de 2019 como um dos filmes favoritos do crítico A.O. Scott, do jornal The New York Times
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Petra Costa

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Antes da indicação ao Oscar 2020, o filme de Petra Costa participou de vários eventos importantes. Passou em Sundance e foi indicado a premiações-chave de documentários, como Gotham Awards, CPH:DOX, Critics' Choice e International Documentary Association. Ainda terminou o ano de 2019 como um dos filmes favoritos do crítico A.O. Scott, do jornal The New York Times

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“Como humanidade, conseguimos criar um sistema muito frágil, que é a democracia. Este é um dos gestos mais generosos dos seres humanos, mas que precisa ser protegido e, atualmente, está sendo dilacerado. Estamos caminhando para uma guerra religiosa onde não conseguimos mais proteger a separação entre igreja e estado”.

Dividido em capítulos, o documentário explora a crescente influência de líderes religiosos na política brasileira. Petra enfatiza que teve o cuidado necessário para que o filme não fosse interpretado como uma ofensa aos religiosos, especialmente aos fiéis das vertentes evangélicas.

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