metropoles.com

Peter Greenaway é tema de mostra retrospectiva no CCBB

Mostra reúne 24 filmes, entre curtas e longas, do cineasta inglês Peter Greenaway. Retrospectiva no CCBB começa nesta quarta (26/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Peter Greenaway
1 de 1 Peter Greenaway - Foto: Divulgação

Peter Greenaway, cineasta inglês famoso por transitar entre artes plásticas e literatura, ganha mostra retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A programação reúne 7 curtas e 17 longas, dos conhecidos “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” (1989) e “Livro de Cabeceira” (1996) ao recente “Que Viva Eisenstein! – 10 Dias que Abalaram o México” (leia crítica), que estreou no início de 2016. As exibições começam nesta quarta (26/10).

Pintor e cineasta, Greenaway leva para seus trabalhos uma intensa articulação entre mídias. Reunindo influências que vão do barroco à arte contemporânea, ele lida com temas e motivos visuais que vão das ambientações de época a odisseias sobre desejo, sexo e morte.

Veja a carreira de Peter Greenaway em 5 filmes da mostra:

Reprodução/Vimeo

“The Falls” (1980)
A estreia de Greenaway em longas não poderia ser menos ambiciosa. Um filme de 3 horas e 15 minutos sobre uma tragédia fictícia estruturado como um pseudocumentário dividido em 92 partes. Trechos de vários de seus curtas experimentais compõem a narrativa.

British Film Institute/Divulgação

“O Contrato do Amor” (1982)
O primeiro filme “convencional” de Greenaway narra o mistério em torno do assassinato de um ricaço inglês. A morte gera conexões com sua esposa e um artista contratado por ela para realizar desenhos das terras do empresário. Passou no Festival de Veneza.

Reprodução/Mubi

“O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” (1989)
Escatologia, cores fortes, nudez e alegoria política se misturam no filme mais pop de Greenaway. Helen Mirren faz a esposa de um gângster inglês que acaba de adquirir um restaurante. Ela encontra refúgio em um dos frequentadores do lugar.

Reprodução/Mubi

“8 ½ Mulheres” (1999)
Quando o sexo é sempre conversado, mas nunca mostrado em cena. Entre o drama e a comédia, Greenaway narra a criação de um bordel por um pai e filho que acabaram de perder esposa/mãe. Eles tiveram a ideia após verem “8½”, de Federico Fellini.

Reprodução/Mubi

“As Maletas de Tulse Luper” (2003-2004)
A trilogia representou um dos projetos mais ambiciosos de Greenaway. Reúne literatura, artes plásticas, videoarte e até um jogo online para narrar uma espécie de balanço histórico do século 20 a partir do personagem Tulse Luper, um “prisioneiro profissional”. O primeiro filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes, na última das quatro vezes que o cineasta concorreu ao prêmio.

Mostra Peter Greenaway
De quarta (26/10) a 21 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, 3108-7600). Sessões de segunda a quarta, a partir das 18h. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Em 3 de novembro, às 20h30, haverá debate com Wilton Garcia e Nilson Alvarenga. Programação completa no site do CCBB. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?