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Parasita e além: 10 filmes da Coreia do Sul para assistir on-line

Com a consagração de Bong Joon-ho no Oscar 2020, vale sair da zona de conforto e conferir outras produções sul-coreanas em streaming

atualizado

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1 de 1 o-hospedeiro1 - Foto: Divulgação

Parasita venceu o Oscar 2020 e ainda estamos todos um pouco chocados. Tanto com a escolha ousada da Academia em premiar pela primeira vez um filme não falado em inglês na categoria principal quanto, vale ressaltar, com a qualidade absurda do longa do sul-coreano Bong Joon-ho. Agora que a euforia passou, continuemos a celebrar o incrível cinema da Coreia do Sul. Plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Looke e Now trazem algumas produções do país para o público brasileiro.

Na galeria abaixo, listamos 10 filmes da Coreia do Sul, cujo cinema passou a ganhar reconhecimento em festivais e repercussão pop a partir dos anos 2000. Priorizamos, na lista, títulos do “quarteto fantástico” do cinema local (Bong Joon-ho, Park Chan-wook, Hong Sang-soo e Kim Jee-woon) e sucessos de bilheteria que transcenderam as fronteiras do país.

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<b>O Hospedeiro (2006)</b>. Anos antes de Parasita, Bong Joon-ho fez algo parecido – e, para alguns fãs do diretor, até superior – neste filme de monstro que se recusa a ficar quieto em um gênero só. Mesclando terror, drama doméstico e comédia, a narrativa acompanha o surgimento de um monstro que ataca a população de Seul. No rastro de destruição, sequestra uma criança e provoca a revolta de uma família. <b><a href="https://www.netflix.com/title/70059029" target="_blank">Na Netflix</a></b>
<b>O Gosto da Vingança (2005)</b>. Neste <i>thriller</i> de máfia, um figurão do crime organizado se dá mal após desobedecer as ordens do chefe. Um dos filmes responsáveis por popularizar o diretor Kim Jee-woon, também famoso por Medo (2003) e Eu Vi o Diabo (2010). Nos anos 2010, dirigiu o neofaroeste O Último Desafio (2013), com Arnold Schwarzenegger, e a adaptação de anime Illang: A Brigada Lobo (2018), distribuída no Brasil pela Netflix. <b><a href="https://www.netflix.com/title/80116926" target="_blank">Na Netflix</a></b>
<b>A Criada (2016)</b>. Diretor famoso por Oldboy (2003), Park Chan-wook estreou no cinema americano com o irregular Segredos de Sangue (2013), estrelado por Nicole Kidman. Na volta ao seu país, dirigiu um <i>thriller</i> romântico sobre uma jovem chamada para servir uma herdeira japonesa. Aos poucos, porém, revela-se um plano nefasto por trás da contratação. Longa estrelado pela talentosa Kim Min-hee, um dos principais nomes do cinema sul-coreano contemporâneo. <b><a href="https://www.nowonline.com.br/filme/a-criada/85645" target="_blank">No Now</a></b>
<b>A Câmera de Claire (2017)</b>. A já mencionada Kim Min-hee é uma atrizes recorrentes nos filmes de Hong Sang-soo, diretor de comédias e dramas tão simples quanto inclassificáveis. Neste longa rodado durante uma passagem do cineasta pelo Festival de Cannes, as personagens de Min-hee e Isabelle Huppert formam uma distinta amizade a partir do interesse comum por fotografias. <b><a href="https://www.looke.com.br/filmes/a-camera-de-claire" target="_blank">No Looke</a></b>
<b>O Dia Depois (2017)</b>. Poucas coisas bastam para que reconheçamos um filme de Hong Sang-soo: conversas jogadas fora, gente melancólica bebendo soju à beça e paixões que nunca são apenas sentimentos aflorados, mas turbilhões de ideias confusas, apressadas e quase sempre sinceras. Aqui, um editor de livros de Seul foi recentemente largado por sua amante. Um belo dia, porém, sua esposa vai à editora e confronta uma nova funcionária pensando se tratar do caso extraconjugal dele. Mais um longa estrelado por Kim Min-hee. <b><a href="https://www.looke.com.br/filmes/o-dia-depois" target="_blank">No Looke</a></b>
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Invasão Zumbi (2016). Em ritmo alucinante, o terror segue pai e filha embarcando num trem rumo a Busan, única cidade da Coreia do Sul ainda livre da epidemia zumbi que se alastrou violentamente pelo país. Sucesso de bilheteria, o longa foi o primeiro na história do país a ultrapassar a marca de 10 milhões de espectadores. Deve ganhar sequência em 2020. Na Netflix

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O Hospedeiro (2006). Anos antes de Parasita, Bong Joon-ho fez algo parecido – e, para alguns fãs do diretor, até superior – neste filme de monstro que se recusa a ficar quieto em um gênero só. Mesclando terror, drama doméstico e comédia, a narrativa acompanha o surgimento de um monstro que ataca a população de Seul. No rastro de destruição, sequestra uma criança e provoca a revolta de uma família. Na Netflix

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O Gosto da Vingança (2005). Neste thriller de máfia, um figurão do crime organizado se dá mal após desobedecer as ordens do chefe. Um dos filmes responsáveis por popularizar o diretor Kim Jee-woon, também famoso por Medo (2003) e Eu Vi o Diabo (2010). Nos anos 2010, dirigiu o neofaroeste O Último Desafio (2013), com Arnold Schwarzenegger, e a adaptação de anime Illang: A Brigada Lobo (2018), distribuída no Brasil pela Netflix. Na Netflix

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A Criada (2016). Diretor famoso por Oldboy (2003), Park Chan-wook estreou no cinema americano com o irregular Segredos de Sangue (2013), estrelado por Nicole Kidman. Na volta ao seu país, dirigiu um thriller romântico sobre uma jovem chamada para servir uma herdeira japonesa. Aos poucos, porém, revela-se um plano nefasto por trás da contratação. Longa estrelado pela talentosa Kim Min-hee, um dos principais nomes do cinema sul-coreano contemporâneo. No Now

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A Câmera de Claire (2017). A já mencionada Kim Min-hee é uma atrizes recorrentes nos filmes de Hong Sang-soo, diretor de comédias e dramas tão simples quanto inclassificáveis. Neste longa rodado durante uma passagem do cineasta pelo Festival de Cannes, as personagens de Min-hee e Isabelle Huppert formam uma distinta amizade a partir do interesse comum por fotografias. No Looke

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O Dia Depois (2017). Poucas coisas bastam para que reconheçamos um filme de Hong Sang-soo: conversas jogadas fora, gente melancólica bebendo soju à beça e paixões que nunca são apenas sentimentos aflorados, mas turbilhões de ideias confusas, apressadas e quase sempre sinceras. Aqui, um editor de livros de Seul foi recentemente largado por sua amante. Um belo dia, porém, sua esposa vai à editora e confronta uma nova funcionária pensando se tratar do caso extraconjugal dele. Mais um longa estrelado por Kim Min-hee. No Looke

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O Motorista de Táxi (2017). Outra figura do pop do cinema sul-coreano, Song Kang-ho atraiu prestígio trabalhando com Park Chan-wook e Bong Joon-ho. Em 2019, chegou de vez a plateias ocidentais ao viver o pai de família desempregado em Parasita. Em Táxi, ele vive um motorista que transporta um repórter alemão destacado para cobrir os protestos pró-democracia em Gwangju, nos anos 1980. O longa figura entre as 20 maiores bilheterias da história da Coreia do Sul. No Google Play

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A Era da Escuridão (2016). Misturando ação e recriação de época, o filme volta aos anos 1920 para acompanhar o movimento de resistência de sul-coreano contra a ocupação japonesa do país. Militantes pró-Coreia usam o contrabandeio de explosivos para minar a opressão do país vizinho. Direção de Kim Jee-woon. No Net Now

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Zona de Risco (2000). Na fronteira entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, dois soldados são mortos de forma misteriosa. Uma investigação se debruça sobre o caso e descobre que pode existir uma conspiração sinistra por trás dos crimes. Três anos antes de Oldboy, foi o filme que lançou Park Chan-wook no circuito de festivais internacionais: indicado ao Urso de Ouro em Berlim. No Looke

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Os Invencíveis (2008). Homenagem de Kim Jee-woon aos faroestes, sobretudo o spaghetti western Três Homens em Conflito (1966), o filme acompanha a intensa rivalidade de dois foras da lei e um caçador de recompensas por um mapa do tesouro. Na cola deles, bandidos chineses e o exército japonês. No Looke

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