Para além de “Truque de Mestre”: uma lista com 5 filmes sobre mágicos
Na onda de “Truque de Mestre – O Segundo Ato”, relembramos outros longas sobre mágicas, blefes e farsas
atualizado
Compartilhar notícia
Um desafio para qualquer filme sobre truques e mágicos é levar esse encanto invisível dos artistas para a tela grande. Por meio da janela de ilusões chamada cinema, números de magia e farsas ganham contornos ainda mais dramáticos.
Na onda de “Truque de Mestre – O Segundo Ato”, fizemos uma listinha com títulos do gênero. Deixamos de fora os três filmes manjados de sempre: “O Mágico de Oz” (1939), “O Ilusionista” (2006) e “O Grande Truque” (2006). Tem cinebiografia de Houdini, curta da Pixar e até Woody Allen:
“Atos que Desafiam a Morte” (2007)
Conhecido pelo histórico de fugas inimagináveis e extravagantes, Harry Houdini é vivido por Guy Pearce neste filme sobre sua turnê pela Inglaterra, em 1926. No maior dos números, ele desafia alguém a conseguir entrar em contato com sua falecida mãe. Mary McGarvie (Catherine Zeta-Jones) topa e leva a filha Benji (Saoirse Ronan) para trapacear o espetáculo.
Disponível na Netflix e no Net Now
“Presto” (2008)
Dentro do extenso catálogo de curtas-metragens do estúdio Pixar – são 32, sem contar as minisséries e os especiais para a TV –, “Presto” surge como um dos mais inventivos. Entre chapéus mágicos e varinhas, um artista e seu coelho brigam e lutam pelo controle do show durante a apresentação dos truques.
Disponível no YouTube e em Blu-ray
“O Mágico” (2010)
Celebrado diretor de “As Bicicletas de Belleville” (2003) e quatro vezes indicado ao Oscar, o francês Sylvain Chomet narra a vida de um mágico em crise. Sem espaço para trabalhar, o ilusionista tenta recomeçar na Escócia. Lá, conhece uma fã que mudará seu destino. O filme adapta um roteiro descartado do mímico-cineasta Jacques Tati.
Disponível em DVD
“An Honest Liar” (2014)
James Randi foi mágico até os 60 anos. Depois, desmascarou eventos paranormais e outros ilusionistas por meio de investigações baseadas em um severo ceticismo e nos próprios conhecimentos sobre truques e farsas. O filme ilumina sua vida pessoal e, sobretudo, as ambíguas relações com o longevo parceiro de palco, José Alvarez.
Disponível na Netflix
“Magia Ao Luar” (2014)
As últimas duas décadas de carreira de Woody Allen revelam filmes problemáticos e repetitivos. “Magia Ao Luar” não chega a ser exceção entre os títulos mais fracos do diretor, mas tem lá seus charmes. Mágico especializado em desmascarar médiuns e gurus de araque, o personagem de Colin Firth tem seus crenças balançadas pelos talentos e pela beleza de Sophie (Emma Stone).
Disponível no Google Play, na Netflix, no Net Now e em DVD e Blu-ray