Oscar 2023: Michelle Yeoh é a 1ª asiática a concorrer como melhor atriz
O Oscar 2023 anunciou sua lista de indicados nesta terça (24/1), com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebendo destaque
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como Angela Basset fez história como primeira atriz da Marvel indicada ao Oscar, a artista Michelle Yeoh também marcou a premiação como primeira mulher asiática a receber uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz.
Michelle foi indicada pelo filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que se destacou no Oscar 2023 com 11 indicações.
Ao The Hollywood Reporter, Michelle comentou: “No momento presente, constantemente, o tempo todo, tem asiáticos vindo até mim dizendo: ‘Você pode fazer isso, você está fazendo isso por nós’. Eu entendo totalmente.’ Todo esse tempo, eles não foram reconhecidos, eles não foram ouvidos”.
“Estou no ramo do cinema há 40 anos. Quando você tem a validação de seus colegas, tudo isso é como a cereja do bolo. Mas a razão pela qual você faz filmes e apresenta seus bebês ao mundo é porque você quer que a história seja contada, você quer que as pessoas entendam, seja sua cultura, sejam certas histórias muito comoventes ou contos importantes, para ser contado”, completou.
Michelle concorre com as atrizes Cate Blanchett (Tár), Ana de Armas (Blonde), Andrea Riseborough (To Leslie) e Michelle Williams (Os Fabelmans).
Angela Basset no Oscar 2023
Angela Basset, por sua vez, marcou a história do Oscar como primeira atriz da Marvel a receber uma indicação em categorias de atuação. A artista aparece na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Basset concorre com as atrizes Hong Chau (A Baleia), Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo).