Os Melhores do Mundo comemoram “renascimento” com novo filme
Hermanoteu na Terra de Godah está disponível no Telecine: filme adapta peça de sucesso
atualizado
Compartilhar notícia
Sucesso absoluto nos palcos do Brasil (e do mundo), o grupo brasiliense Os Melhores do Mundo teve sua primeira experiência no audiovisual impulsionados pela pirataria. No começo dos anos 2000, o espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah “viralizou” por meio de DVDs não oficiais. Agora, em 2022, o jogo virou: a peça virou filme e estreou no TelecineHermanoteu na Terra de Godah adapta comédia teatral para o cinema.
“A expectativa é que, neste primeiro fim de semana, de 4 a 5 milhões de pessoas tenham assistido no Telecine. Uma projeção muito grande”, vibra Jovane Nunes, ator e roteirista do filme. “Vai ser um novo boom, tem um público que não nos conhece e, agora, vai conhecer. É um renascimento”, aponta.
O filme adapta a peça de sucesso: na trama, o público acompanha a viagem de Hermanoteu até o encontro de Jesus. Mesmo que o tema religioso esteja presente na comédia, a obra não tem o potencial polêmico de obras lançadas recentemente.
“É um filme mais leve, é respeitoso, a gente não faz troça, a gente teve a experiência de já ter circulado muito, as pessoas conhecem essa história e, definitivamente, a história não é desrespeitosa”. pondera Victor Leal.
Para adaptar o texto teatral à linguaggem audiovisual, a trupê precisou mexer “um pouco” na história. “A ideia do filme é mostrar por que Hermanoteu não aparece na Bílbia”, comenta Jovane. Além da trama, atores foram convidados, entre eles Jonas Bloch e Milton Gonçalves.
“Mudamos a passividade do Hermanoteu. No teatro, era quase uma Praça é Nossa. Ele precisa ser mais ativo no filme”, explica Victor Leal.
Lançamento
Hermanoteu na Terra do Godah é, indiretamente, uma vítima da pandemia. Com o fechamento das salas de cinema e o estrangulamento de diversos lançamentos, o filme teria que concorrer com blockbusters que, via de regra, monopolizam o mercado.
“A gente fez esse filme, por isso filmamos no deserto do Atacama, pensando na tela grande, mas com o gargalo [criado pela pandemia] o nosso longa não teria o espaço merecido. Pelo Telecine vai chegar a um público muito grande”, pondera Victor Leal.
“É um negócio de louco, vai dar uma projeção muito grande. Começamos aqui em Brasília e foi aumentando aos poucos, viajamos o mundo, teve o boom da internet… essa semana vai ser um novo boom!”, torce Jovane.