metropoles.com

Operação Cinema: Lava Jato vira tema de dois filmes e seriado

As produções prometem contar os bastidores da investigação que deixou o mundo político de cabeça para baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Lava-Jato virou o Brasil de cabeça para baixo. Políticos e empresários foram presos e nomes como o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol ganharam projeção. A operação, agora, é tema de diversas produções audiovisuais, com direito a dois filmes e uma série.

O mais recente capítulo bombástico foi a prisão do empresário Eike Batista. O “ex-homem mais rico do Brasil” ficou foragido em Nova York e agora cumpre pena no Rio de Janeiro. O episódio vai fazer parte de um longa a ser dirigido por João Jardim (“Janela da Alma” e “Pro Dia Nascer Feliz”).

ÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Eike Batista indo prestar depoimento no Rio de Janeiro

 

“Ele foi de Nova York para Bangu, ou seja, virou mais uma peça da Operação Lava-Jato. Só a vida real mesmo para nos dar esse tipo de material que não damos conta de explicar na ficção”, afirmou ao jornal O Globo.

O diretor disse que o longa, inspirado na biografia “Tudo ou Nada — Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X”, será um “retrato do Brasil”. “Parece que a gente ainda está com a Família Real no poder, sempre mexendo os pauzinhos para ganhar mais dinheiro”, opinou Jardim.

Instagram/Metrópoles
O brasiliense Rainer Cadete vive o procurador Deltan Dellagnol

 

Outra megaprodução nacional inspirada na Lava Jato é o filme “Polícia Federal — A Lei É Para Todos”, previsto para este ano. Dirigido por Marcelo Antunez (“Até Que A Sorte Nos Separe 3”), o thriller policial tem orçamento robusto de R$ 14 milhões.

Rodrigo Lombardi fará o papel do Juiz Sérgio Moro. Antonio Calloni, Flávia Alessandra e Bruce Gomlevsky interpretarão três delegados da Polícia Federal (PF) à frente da operação Lava Jato. O brasiliense Rainer Cadete será o procurador Deltan Dellagnol.

Nome por trás de “Tropa de Elite”, o cineasta José Padilha vai comandar uma série sobre os bastidores da Lava Jato. A Netflix comprou os direitos da produção e prometeu o seriado para 2017.

Esse projeto vai narrar a operação policial em si e mostrar detalhes sobre o maior esquema de corrupção já visto no Brasil. Era fundamental que a série fosse produzida com imparcialidade

José Padilha

Outras produções
Os longas “Em Nome da Lei” (2016) e “Operações Especiais” (2015) não falam abertamente sobre a Lava Jato. No entanto, as produções abordam a rotina do Judiciário e da Polícia Federal no combate à corrupção.

“Em Nome da Lei” fala sobre um agente público empenhado em caçar corruptos na fictícia Fronteira. O protagonista, o juiz federal Vítor (Mateus Solano), tem clara inspiração em Sérgio Moro. “Operações Especiais” mostra um grupamento da PF que tenta desarticular um esquema de corrupção envolvendo políticos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?