Brasil escolhe O Grande Circo Místico para tentar vaga no Oscar 2019
Longa dirigido por Cacá Diegues foi anunciado nesta terça (11/9) como postulante do país a melhor filme estrangeiro no ano que vem
atualizado
Compartilhar notícia
O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, foi anunciado nesta terça (11/9) como o representante do Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2019 na categoria de melhor filme estrangeiro. A Academia Brasileira de Cinema (ABC) divulgou o nome da produção escolhida em reunião na Cinemateca Brasileira. O longa deve estrear nas telonas em 15 de novembro de 2018.
Assinado pelo experiente diretor de Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Tieta do Agreste (1996), o drama romântico acompanha a trajetória de cinco gerações da família austríaca Knieps. A narrativa começa em 1910, quando da criação do Grande Circo Místico, e segue até os dias atuais, mostrando auge e decadência dos artistas.
O elenco reúne nomes como Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Juliano Cazarré, Mariana Ximenes e o francês Vincent Cassel.
Jamais premiado pela cerimônia mais popular do cinema, o Brasil não é indicado na seleção de melhor filme estrangeiro desde Central do Brasil (1998). Em 2003, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, marcou presença em quatro categorias (direção, montagem, fotografia e roteiro adaptado).
Nos últimos anos, o país tem se destacado entre as animações concorrentes à estatueta: a produção nacional O Menino e o Mundo (2015), de Alê Abreu, e O Touro Ferdinando (2017), desenho hollywodiano dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo).
Confira os filmes que concorriam a vaga no Oscar 2019:
Além do Homem, de Willy Biondani
Alguma Coisa Assim, de Esmir Filho e Mariana Bastos
O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida
Antes que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian
Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Benzinho, de Gustavo Pizzi
Canastra Suja, de Caio Soh
Como É Cruel Viver Assim, de Julia Rezende
Dedo na Ferida, de Silvio Tendler
Encantados, de Tizuka Yamasaki
Entre Irmãs, de Breno Silveira
Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi
Ferrugem, de Aly Muritiba
Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança
O Caso do Homem Errado, de Camila de Moraes
O Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla
O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues
Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg
Talvez uma História de Amor, de Rodrigo Bernardo
Unicórnio, de Eduardo Nunes
Yonlu, de Hique Montanari