metropoles.com

O Aprendiz disseca personalidade violenta e obsessiva de Donald Trump

O Aprendiz revela formação de Donald Trump sob a influência de Roy Cohn, com atuações marcantes e critica à moralidade e à ética americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Cartaz de O Aprendiz com Roy e Trump - Metrópoles
1 de 1 Cartaz de O Aprendiz com Roy e Trump - Metrópoles - Foto: Divulgação

Não foi por acaso que O Aprendiz provocou tanta fúria em Donald Trump. Ovacionado com aplausos de 11 minutos no Festival de Cannes, o filme, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (17/10), escancara a ascensão do empresário ao topo da lista dos homens mais ricos dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que lança luz sobre o uso questionável dos sistemas jurídico e político norte-americano como ferramentas a serviço de sua ambição.

Com roteiro de Gabriel Sherman e direção de Ali Abbasi, o longa estreia num momento crucial, enquanto Trump busca o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, em uma disputa acirrada com a democrata Kamala Harris. O Aprendiz, entretanto, oferece uma visão sombria e nada lisonjeira da figura republicana, o que certamente não favorece suas pretensões políticas.

3 imagens
Maria Bakalova e Sebastian Stan como Ivana e Donald Trump
Sebastian Stan é Donald Trump
1 de 3

Sebastian Stan e Jeremy Strong como Roy Cohn e Donald Trump

Divulgação
2 de 3

Maria Bakalova e Sebastian Stan como Ivana e Donald Trump

Divulgação
3 de 3

Sebastian Stan é Donald Trump

Divulgação

Ao explorar os anos 1970 e 1980, período fundamental da vida de Trump, O Aprendiz constrói um retrato de um homem dominado pelo ego, pela manipulação e por uma sede de poder insaciável. Ainda, expõe um Trump egocêntrico, mentiroso e violento, disposto a descartar até mesmo figuras muito próximas quando elas não mais úteis, como Roy Cohn — o controverso advogado que se notabilizou por sua dureza e lealdade questionável — ou a própria ex-esposa, Ivana Trump, que aparece em um cena sendo agredida e abusada sexualmente pelo ex-presidente.

Para além de dissecar a personalidade explosiva de Trump, O Aprendiz captura a mentalidade da América da época, uma nação marcada por crenças inabaláveis na própria superioridade e por um oportunismo desenfreado.

Sherman traça habilmente o paralelo entre a trajetória pessoal de Trump e o contexto social mais amplo, em que a busca por poder e sucesso a qualquer custo era celebrada. Isso faz com que o filme vá além da biografia de um homem, transformando-se em uma crítica contundente a uma era em que moralidade e ética eram descartadas em nome da ambição.

Atuações brilhantes

Embora ofereça um retrato interessante e profundo sobre a vida de Donald Trump, o longa não adentra sua trajetória política posterior. Isso pode criar uma certa desconexão para o público que conhece apenas o Trump mais recente, já moldado pelo poder.

No entanto, a interessante narrativa de Gabriel Sherman é sustentada por atuações brilhantes, sobretudo de Sebastian Stan, como Donald Trump, e Jeremy Strong, no papel de Roy Cohn.

A evolução do personagem de Stan, aliás, partindo de um homem levemente ingênuo e inadequado, reflete como Trump, investimento após investimento, transformou-se no empresário que o mundo conhece hoje: alguém que nega verdades, não admite erros e está sempre pronto para atacar.

Abbasi complementa esse desenvolvimento com escolhas visuais inteligentes. Ele alterna entre planos abertos e closes rápidos, culminando em cenas de câmera tremida que remetem ao estilo documental popularizado por séries como The Office. Além disso, a equipe de figurino e maquiagem faz um excelente trabalho ao recriar a estética e o lifestyle dos anos 1970 e 1980.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?