Número de mulheres protagonistas em blockbusters bateu recorde em 2016
Mulheres protagonistas representaram 29% das 100 maiores bilheterias de 2016, segundo estudo do Center for the Study of Women in Television
atualizado
Compartilhar notícia
Mulheres representaram 29% dos papéis protagonistas nos filmes mais vistos de 2016 nos Estados Unidos. É o que indica o novo estudo do Center for the Study of Women in Television and Film, da Universidade de San Diego, na Califórnia.
O número representa um aumento de 7% na comparação com 2015 e um recorde recente. Homens responderam por 54% dos papéis principais, enquanto 17% de elencos mistos completaram o levantamento.
Com foco nas 100 maiores bilheterias de 2016, o estudo mostra que Hollywood tem apostado em mais mulheres para liderar blockbusters. A franquia “Star Wars”, por exemplo, voltou a emplacar uma heroína em “Rogue One”.Também da Disney, as animações “Moana”, “Procurando Dory” e “Zootopia” foram protagonizadas por personagens femininas. O estudo também informa um aumento no número de mulheres em papéis importantes nas tramas: 37%, sendo 3% a mais do que em 2015.
Por outro lado, o estudo anterior do Center for the Study of Women in Television and Film, divulgado em janeiro, mostrou que diretoras ainda são minoria em Hollywood. Apenas 7% dos 250 filmes de maior bilheteria de 2016 foram comandados por mulheres.