Nomadland vence Festival de Toronto e cresce na corrida pelo Oscar 2021
Filme estrelado por Frances McDormand também conquistou recentemente o Festival de Veneza, outro termômetro para a estatueta
atualizado
Compartilhar notícia
Nomadland, filme de Chloé Zhao (Domando o Destino, Os Eternos) vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, conquistou neste fim de semana o prêmio principal do Festival de Toronto, realizado totalmente on-line via streaming. A produção ainda não tem data de estreia nos cinemas do Brasil.
O People’s Choice Award, troféu do público e principal láurea do evento canadense, coloca o drama estrelado por Frances McDormand de vez na corrida pelo Oscar 2021.
Veneza + Toronto = Oscar?
Anualmente, pela proximidade do Oscar no calendário de premiações e eventos, vencedores (sobretudo ocidentais) de Veneza e Toronto quase sempre ganham estatuetas importantes no principal prêmio de Hollywood.
Coringa (2019), por exemplo, venceu Veneza e dois prêmios no Oscar. Roma (2018), outro dono de Leão de Ouro, levou três estatuetas. A Forma da Água (2017) foi além e ganhou quatro prêmios, incluindo o principal, de melhor filme.
De 2010 para cá, três vencedores de Toronto confirmaram o favoritismo no Oscar de melhor filme: O Discurso do Rei (2010), 12 Anos de Escravidão (2013) e Green Book (2018). Outros detentores do People’s Choice Award conquistaram estatuetas importantes, como Jojo Rabbit (2019), vencedor de melhor roteiro adaptado.
Em Nomadland, McDormand (Oscar de melhor atriz por Fargo e Três Anúncios para um Crime) interpreta Fern, uma mulher de sessenta e poucos anos que perdeu tudo na crise econômica de 2007-2009. Após o trauma financeiro, ela larga tudo para trás e embarca numa van para viver como nômade pelo oeste dos EUA.
Chinesa radicada nos Estados Unidos, Chloé Zhao surgiu no cinema independente com o elogiado Domando o Destino (2017).
Atualmente, Zhao, de 38 anos, trabalha na finalização do filme de super-herói Os Eternos, do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), com previsão de lançamento nos cinemas em abril de 2021.