metropoles.com

Na onda de “Ave, César!”, veja 5 filmes distintos sobre Hollywood

De “Crepúsculo dos Deuses” a “Cidade dos Sonhos”, lista reúne produções que homenageiam e satirizam a indústria de cinema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Universal Pictures/Divulgação
Cidade dos Sonhos, filme
1 de 1 Cidade dos Sonhos, filme - Foto: Universal Pictures/Divulgação

Recém-lançada nos cinemas brasileiros, a comédia “Ave, César!” é uma divertida viagem no tempo promovida pelos irmãos Ethan e Joel Coen. Com George Clooney e Scarlett Johansson no elenco, os diretores desbravam gêneros clássicos da Hollywood clássica, como épicos e musicais, e revisitam modos e métodos de produção da Era de Ouro dos estúdios. Obviamente, sobram outros exemplos de filmes que descrevem os bastidores do entretenimento, de clássicos a títulos recentes.

Do idealismo ao escárnio, a própria Hollywood adora se abastecer dela própria de tempos em tempos. Basta olhar para os premiados no Oscar nos últimos anos. Só nessa década, desde 2010, três vencedores da estatueta apresentaram olhares distintos sobre a indústria, seus protagonistas e coadjuvantes: o filme mudo francês “O Artista” (2011), a aventura de espião “Argo” (2012) e o drama de atores “Birdman” (2015).

Conheça 5 filmes que trazem visões distintas sobre Hollywood, entre clássicos e longas recentes:

Paramount/Divulgação

“Crepúsculo dos Deuses” (1950)
Ao lado do musical “Cantando na Chuva” (1952), o filme de Billy Wilder problematiza de maneira definitiva a árdua transição do cinema mudo para o falado. Gloria Swanson vive uma estrela decadente da época silenciosa que decidiu se encerrar em seus próprios delírios de grandeza. Tenta voltar aos holofotes por meio de um roteirista pouco conhecido, numa história que resvala na loucura a todo instante.

Disponível no Telecine Play e em Blu-ray

 

Touchstone/Divulgação

“Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988)
Com um espirituoso clima de filme noir, a aventura de Robert Zemeckis mescla animação e atores para narrar um detetive (Bob Hoskins) tentando provar sua inocência de um assassinato. Como principal aliado, ele tem um coelho saído de um desenho animado. O longa evidencia as marcas de um cineasta que intensificaria ainda mais seus deslumbrantes artifícios visuais nos recentes “O Voo” (2012) e “A Travessia” (2015).

Disponível na Netflix

 

Universal Pictures/Divulgação

“Cidade dos Sonhos” (2002)
Chamar um filme com menos de 25 anos de idade de clássico pode parecer apressado ou ingênuo. Não é o caso de “Cidade dos Sonhos”. Com uma atmosfera que traduz de maneira sinistra as ilusões e pesadelos de Hollywood, David Lynch leva suas estranhezas para esta fábula de mistério permeada de desejo, sensualidade e terror.

Disponível na Netflix

 

DreamWorks/Divulgação

“Trovão Tropical” (2008)
Nesta sátira de dramas de guerra como “Platoon” (1986), Jack Black, Ben Stiller e Robert Downey Jr. estrelam uma grande produção bélica baseada na experiência americana no Vietnã. Os astros são obrigados a se comportarem como soldados de verdade quando uma gangue de traficantes ataca as filmagens. De longe, o mais inspirado trabalho de Stiller como diretor. Desde então, ele derrapou em “A Vida Secreta de Walter Mitty” e na sequência “Zoolander 2” (2016).

Disponível na Netflix, no Net Now, Telecine Play e em Blu-ray

 

Prospero Pictures/Divulgação

“Mapa Para as Estrelas” (2014)
Dono das obras-primas “Videodrome” (1983) e “Crash – Estranhos Prazeres” (1996), o canadense David Cronenberg foi capaz de conduzir com maestria uma carreira de relativa distância para a indústria de Los Angeles. Dela, fisgou estrelas e conquistou o respeito por meio de filmes que não aliviam na violência ou na tensão psicológica. Quando lá trabalhou, rodou obras potentes como “A Mosca” (1986). Desta vez, ele visualiza Hollywood por meio de uma família esfacelada por delírios de fama.

Disponível no Net Now, Telecine Play e Blu-ray e DVD

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?