metropoles.com

Mostra New Queer Cinema exibe filmes cult sobre identidade de gênero

Com foco nos últimos vinte anos, seleção projeta longas como “Elefante”, “Madame Satã” e “Kids” a partir de 13 de julho, na Caixa Cultural

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Madame Satã, filme
1 de 1 Madame Satã, filme - Foto: Divulgação

A partir da segunda metade dos anos 1990, o cinema foi uma das manifestações culturais mais importantes em torno da diversidade de gênero. Alguns dos melhores filmes independentes dos últimos vinte anos são contemplados na mostra “New Queer Cinema – Segunda Onda”. Com 15 longas-metragens, o painel começa em 13 de julho e segue até o dia 21, na Caixa Cultural.

Com retratos corajosos, esses filmes abordaram gays, lésbicas e transgêneros sob óticas distintas. A curadoria de Denilson Lopes e Mateus Nagime escolheu várias produções populares desse período, como “Kids” (1995), de Larry Clark, “Quero Ser John Malkovich” (1997), de Spike Jonze, e “Meninos Não Choram” (1999), de Kimberly Peirce.

HBO Films/Divulgação
“Elefante” (2003), de Gus Van Sant: o massacre de Columbine, ocorrido em 1999 nos Estados Unidos, pela ótica dos jovens assassinos

 

Mas o forte da seleção está no corte alternativo. Grandes filmes como o poético “Mal dos Trópicos” (2004), do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e “Tabu” (1999), derradeiro longa do japonês Nagisa Oshima, engrossam a lista cult ao lado do brasileiro “Madame Satã” (2002, foto no alto), de Karim Aïnouz, o argentino “O Pântano” (2001), de Lucrecia Martel, e “Elefante” (2003), de Gus Van Sant.

New Queer Cinema – Segunda Onda
De 13 de julho a 21 de julho, no teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3/4, 3206-9448). R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Bilheteria: terça a sexta e domingo (13 às 21h) e sábado (9h às 21h). Programação completa no site oficial. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?